x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 1

acessos 131

ATESTADOS E AFASTAMENTO

ELISANDRA

Elisandra

Iniciante DIVISÃO 4, Assessor(a) Recursos Humanos
há 1 ano Sexta-Feira | 28 julho 2023 | 16:03

Boa tarde,

Estou com uma duvida referente a atestados e afastamento. São tanta atualizações que fico na duvida.

Uma colaboradora  trabalhou até as 19h00 e foi ao médico, o doutor deu 2 dias de atesado com data do dia, esse lançamento do afastamento de 2 dias, eu lanço 1 dia na mesma data e subsequente o outro, ou será lançado após o dia seguinte ?


Outra duvida é o atestado dato de 10 dia no dia 01/08, nesse tempo o colaborador retornou no oitavo dia do atestado e pegou mais 3 dias, eu sobreponho, dous sequencia de mais 1 dia ou acrescento no termino mais 3 dias?

Participei de um treinamento on line e foi mencionado isso, estou um pouco confusa.

Grata.

jose carlos

Jose Carlos

Bronze DIVISÃO 4, Assistente Fiscal
há 1 ano Sábado | 29 julho 2023 | 16:30

Atestado de 2 dias no mesmo dia:Se a colaboradora trabalhou até as 19h00 e depois foi ao médico, e o atestado foi concedido com data do mesmo dia, o lançamento deve ser feito de acordo com a jornada de trabalho da empresa. Se a jornada de trabalho encerra às 18h00, por exemplo, o primeiro dia de afastamento (o dia em que ela foi ao médico) deve ser lançado da seguinte forma:Início do afastamento: 19h00 do mesmo dia.Fim do afastamento: 23h59 do mesmo dia.O segundo dia de afastamento começaria a partir da 00h00 do dia seguinte.
Extensão de atestado de 10 dias:Se a colaboradora retornou ao trabalho no oitavo dia do atestado (01/08) e depois pegou mais 3 dias de atestado, você deve acrescentar os três dias adicionais ao término do primeiro atestado. Nesse caso, o lançamento ficaria da seguinte forma:Início do primeiro afastamento: 01/08.Fim do primeiro afastamento: 08/08 (considerando 10 dias corridos).Início do segundo afastamento: 09/08.Fim do segundo afastamento: 11/08 (considerando 3 dias corridos).

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.