x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 0

acessos 136

Aguardando retorno do Inss

Vinicius nunes

Vinicius Nunes

Iniciante DIVISÃO 1, Balconista
há 1 ano Terça-Feira | 8 agosto 2023 | 16:06

Boa tarde! Peço ajuda para saber o que posso fazer. 

Trabalho como balconista em uma farmácia há 2 anos. Em 19/03/23 sofri um acidente de moto e fiquei afastado. No dia 31/03/23 Dei entrada no Inss por conta de 45 dias de afastamento em atestado. Até hoje não obtive retorno do Inss. Quando deu cerca de 20 dias totais de atestado, passei na farmácia por ser próximo a minha casa e o gerente perguntou se eu não queria voltar porque não tinham funcionários para cobrir minha ausência e uma outra funcionária avisa quebrado o fêmur. Como estava na medida do possível, podendo trabalhar e também precisando receber já que até hoje nada de Inss, eu voltei antes mesmo do atestado terminar mas comecei a receber por diária como se fosse "freelance". Até ontem estava tudo bem mas recentemente entrou um novo gerente que me pediu agora atestado dos dias após os 45 dados inicialmente ou a liberação médica senão não trabalharia mais lá. Sendo que eu nem tive essa preocupação em ir atrás de atestado justamente por já ter voltado e seguir toda a escala sem falta e sem problemas.  Fui ao médico do trabalho indicado pela empresa hoje e lá fui informado que só poderia ter o documento com o laudo médico me liberando e também somente após resposta do inss. Nada resolvido. Fui ao médico do posto em que fui atendido e a médica que estava lá é a mesma que me atendeu quando me acidentei. O que fui informado é que não preciso de novo atestado já que estou aguardando a análise documental e ela me aconselhou que não fizesse a alta pois a empresa está agindo de má fé e pode alegar justa causa ou abandono de emprego pelas "faltas" do período sem atestado sendo que trabalhei todos os dias. Ela reimprimiu o atestado de 30 dias e colocou a observação que estava aguardando resposta inss e carimbou para que eu levasse até a empresa. Agora fui dispensado, estou sem resposta do inss, sem previsão e sem emprego e pelas palavras do atual gerente, a intenção da empresa é me mandar embora. Fui tentar ajudar a empresa e me demonstrar interessado ao breve retorno voltando antes do período previsto e agora estou sendo chutado.  A pergunta é: como agir nesse momento? Preciso trabalhar, não seria justo também cancelar o requerimento se é um direito meu e ainda mais agora caso seja mandado embora, ficarei sem amparo nenhum. Posso tentar um outro emprego? É possível nesse momento? Estou desesperado. Não sei o que fazer. A empresa pode me mandar embora sem a liberação? Eu posso arrumar outro emprego sem a liberação? Me ajudem por favor! Obrigado.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.