x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 4

acessos 156

Vale refeição base IRRF

ANNE SOUSA

Anne Sousa

Prata DIVISÃO 2, Auxiliar Depto. Pessoal
há 49 semanas Quarta-Feira | 30 agosto 2023 | 11:06

Pessoal, eu de novo kk

desculpem!

Mais uma situação com a qual me deparei aqui;

Estou fechando umas folhas e notei que a empresa paga VR em dinheiro. Esse valor tá fazendo base pro IRRF, isso estaria certo? No meu entendimento está errado.

Conforme dispõe o art. 6º do Decreto 05/1991, nos Programas de Alimentação do Trabalhador (PAT), previamente aprovados pelo Ministério do Trabalho e da Previdência Social, a parcela paga in-natura pela empresa não tem natureza salarial, não se incorpora à remuneração para quaisquer efeitos, não constitui base de incidência de contribuição previdenciária ou do Fundo de Garantia do tempo de serviço e nem se configura como rendimento tributável do trabalhador.

Há alguma outra base legal mais atualizada que fale o contrário?

Sou iniciante no DP, tenham paciência comigo! :D

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 49 semanas Quarta-Feira | 30 agosto 2023 | 15:00

Olá Anne, a base a se seguir ainda é essa, verifique juntamente ao suporte do sistema que você utiliza para arrumar a parametrização que pode estar desconfigurada por conta de alguma atualização ou algo do tipo. Espero ter ajudado!

Katia Cardoso

Katia Cardoso

Prata DIVISÃO 3
há 49 semanas Quarta-Feira | 30 agosto 2023 | 15:13

Parcela paga in-natura pela empresa não tem natureza salarial

Em dinheiro é como se fosse salário, então tem todas as incidências

Thamires Michele

Thamires Michele

Prata DIVISÃO 1, Analista Recursos Humanos
há 49 semanas Quarta-Feira | 30 agosto 2023 | 16:15

Olá Anne, tudo bem??

VA/VR quando pago em dinheiro (como complemento) tem natureza salarial então se incorpora ao salário e sim, tem incidência dos encargos, agora quando é pago como "ajuda de custo" ai sim não deve ter incidência visto que, a ajuda de custo tem a mesma natureza tributária (indenizatória) que o VR/VA.

Thamires Michele| Departamento Pessoal
“O segredo para chegar à frente é começar.” -Mark Twain

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.