x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 6

acessos 1.029

INSS - EMPRESA SIMPLES NACIONAL SEM FUNCIONÁRIOS

Yuri Aquino

Yuri Aquino

Ouro DIVISÃO 5, Encarregado(a) Contabilidade
há 45 semanas Quarta-Feira | 6 setembro 2023 | 13:26

Lucrécia Cristina Mendes, boa tarde.

Seria obrigada a ter pró-labore por exemplo? 
Tudo depende do documento de registro dessa empresa. Já tive situação onde um empresário individual não retirava pró-labore e tinha receita, mas sem funcionários. Como empresário individual presumisse que a receita é decorrente da sua própria atividade e dessa forma, sendo um contribuinte obrigatório, se fazia necessário a retira pró-labore e o recolhimento do INSS.

Contudo, se for uma sociedade e tiver expresso em contrato que não haverá retira pró-labore, não há com o que se preocupar.

é possível que isso seja cobrado retroativo dos anos que não foram pagos?
No caso em questão que mencionei do empresário individual, sim, foi notificado e cobrado todo o período no qual a empresa teve faturamento mas não teve retira pró-labore e por consequência não pagava INSS.

"Nas horas difíceis, jamais baixe a cabeça, porque a solução para o problema não está no chão, mas sim na sua determinação."
Yuri Aquino

Yuri Aquino

Ouro DIVISÃO 5, Encarregado(a) Contabilidade
há 44 semanas Quarta-Feira | 13 setembro 2023 | 08:03

Lucrécia Cristina Mendes, bom dia.

Fico feliz que tenha te ajudado. Disponha colega.

"Nas horas difíceis, jamais baixe a cabeça, porque a solução para o problema não está no chão, mas sim na sua determinação."
Mewryn Trindade

Mewryn Trindade

Bronze DIVISÃO 2, Auxiliar Contabilidade
há 38 semanas Quarta-Feira | 25 outubro 2023 | 21:38

Boa noite!
Esse tópico era exatamente a minha dúvida, mas ainda não ficou claro pra mim:
Tenho um novo cliente que sua receita é decorrente da sua própria atividade. Ele ganha por horas trabalhadas. A receita é o "salário" dele. 
Como eu faria o pró-labore nessa situação? O valor da receita seria o valor do pró-labore? E como ficaria o valor desse pró-labore em função da variação do valor pela quantidade de horas trabalhadas?
E no cálculo do fator R do simples, eu considero esse pró-labore como "massa salarial"?

Grata pela atenção.

Mewryn Trindade
Mewryn Trindade

Mewryn Trindade

Bronze DIVISÃO 2, Auxiliar Contabilidade
há 38 semanas Quarta-Feira | 25 outubro 2023 | 21:48

Boa noite!
Esse tópico era exatamente a minha dúvida, mas ainda não ficou claro pra mim:
Tenho um novo cliente que sua receita é decorrente da sua própria atividade. Ele ganha por horas trabalhadas. A receita é o "salário" dele. 
Como eu faria o pró-labore nessa situação? O valor da receita seria o valor do pró-labore? E como ficaria o valor desse pró-labore em função da variação do valor pela quantidade de horas trabalhadas?
E no cálculo do fator R do simples, eu considero esse pró-labore como "massa salarial"?

Grata pela atenção.

Mewryn Trindade

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.