x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 2

acessos 2.071

A empresa pode descontar 1/3 das férias no retorno ao trabalho?

Vanessa Ribeiro

Vanessa Ribeiro

Iniciante DIVISÃO 1, Publicitário(a)
há 49 semanas Quinta-Feira | 14 setembro 2023 | 11:04

Pessoal,  bom dia. Espero que estejam bem.

Tenho uma dúvida e não consegui achar no google uma resposta que seja clara quanto ao assunto. É sobre o 1/3 de férias. A empresa na qual trabalho sempre desconta esse valor quando retorno das férias de 15 dias. Achava que isso era normal, mas uma amiga me alertou dizendo que na verdade, o 1/3 é um valor extra, uma bonificação. Tanto, que em férias de 30 dias, por exemplo, se a empresa fosse descontar  no retorno a gente ficaria devendo até o mês subsequente. Então, em relação a férias, o único valor realmente "extra" é o 1/3 e que o adiantamento do salário referente aos 15 dias de descanso apenas é que deve ser descontado na volta.

Porém, pesquisando na internet, não achei ninguém falando sobre isso de forma clara, certeira e assertiva. 

Por não ter conhecimento aprofundado peço a ajuda de vocês. Afinal de contas, a empresa pode descontar o 1/3 das férias? Eu preciso muito de ajuda para entender melhor isso, pois terei que arcar com gastos que não estavam previstos e teria que mexer na remuneração total das férias. Porém, isso pode comprometer muito meu orçamento em outubro.

Desde já super agradeço a quem puder me ajudar. 

JACQUELINE NASCIMENTO

Jacqueline Nascimento

Prata DIVISÃO 3, Assistente Depto. Pessoal
há 49 semanas Sexta-Feira | 15 setembro 2023 | 11:17

Ótimo dia Vanessa! 

(colegas me corrijam se eu estiver enganada)

1/3 é sempre em cima da quantidade de dias de férias que o funcionário vai tirar. Quando o funcionário vai tirar as férias a empresa paga para ele ficar os dias em casa + 1/3 de Férias (bônus).

Você deve estar questionando, porque apareceu o valor do "desconto" no seu holerite de retorno as férias né?

Trata-se apenas de um demonstrativo dos valores recebidos no mês.

Como as férias já foram pagas, então o sistema lança o valor total das férias com 1/3 e desconta também o valor da somatória dos 2 (total), restando a pagar apenas os dias trabalhados mesmo, não significa que está descontando nada. 

Taissa

Taissa

Bronze DIVISÃO 5, Analista Pessoal
há 49 semanas Sexta-Feira | 15 setembro 2023 | 14:49

Boa tarde Vanessa,

A forma como a colega Jacqueline explicou está correta.
Você recebe adiantado (Recibo de Férias) o valor referente aos dias de descanso das férias + 1/3 sobre esses dias.
Quando recebe ao final do mês seu holerite, apenas está demonstrado em seu holerite o valor antecipado de férias + 1/3 e depois descontado porque você já recebeu antes de sair de férias.
Não está descontado de você nada a mais, apenas demonstrando o seu recebimento total pelo seu mês fechado (30 dias)

Atenciosamente,

Taissa

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.