x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 1

acessos 57

Definição de valor do pró-labore de sócio em empresa

SILVANA APARECIDA DE SOUSA REIS

Silvana Aparecida de Sousa Reis

Iniciante DIVISÃO 1, Auxiliar Contabilidade
há 43 semanas Domingo | 17 setembro 2023 | 07:08

Sou sócia de empresa de administração de imóveis próprios, por ter recebido metade das cotas como doação de meu pai. Quem administra a empresa é meu irmão; já que não resido na cidade onde a empresa foi criada e funciona. Recentemente fiquei sabendo que ele retira de pró-labore 4.000 (quatro mil reais) que corresponde a mais ou menos 10% do faturamento mensal da empresa, mas começou a me repassar valores bem mais baixos do que usualmente vinha fazendo. Para esta retirada ele não exerce nenhum tipo de trabalho a não ser receber os aluguéis, pagar os impostos e me repassar metade. No contrato social da empresa não está especificado o valor do pró-labore, apenas que ele é o sócio administrador. Eu gostaria de saber de que forma posso vir a ter conhecimento dos valores que ele recebe dos aluguéis, ter conhecimento do extrato bancário da empresa, e se há alguma forma de eu contestar judicialmente este pró-labore tão alto que ele recebe mensalmente. Agradeço pela atenção.

Rodrigo Henz

Rodrigo Henz

Prata DIVISÃO 3, Consultor(a)
há 43 semanas Segunda-Feira | 18 setembro 2023 | 14:44

Se o valor não está explícito no contrato, isso deveria ser acordado entre vocês.
Seria interessante que ele te passasse também balancetes demonstrando o valor do lucro que é distribuído entre vocês.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.