x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 3

acessos 258

Atestado no domingo

Keyla Cristina da Conceição de Souza Rios

Keyla Cristina da Conceição de Souza Rios

Iniciante DIVISÃO 3, Operador(a) Caixa
há 44 semanas Quinta-Feira | 28 setembro 2023 | 13:26

Olá boa tarde, meu nome é Keyla Cristina. Gostaria de tirar uma dúvida. Por lei é exigindo que o funcionário trabalhe 3 domingos e folgue 1 domingo. Aconteceu o seguinte caso na minha empresa, eu folguei o primeiro domingo do mês dia 03/09 logo estava escalada para trabalhar os outros 3 domingos do mês, porém no dia 17/09 eu passei mal e acabei pegando atestado. A pergunta é, a empresa pode adiar o meu próximo domingo ? Que no caso seria dia 01/10. Estou perguntando pq a minha empresa alegou que por eu ter colocado o atestado no domingo eu não conseguiria folgar no meu domingo de fato e colocaram para eu folgar no dia 15/10. Queria entender se o atestado conta como "folga" de domingo e se existe alguma lei que me traga essa resposta. Desde já agradeço. 

Francisco Neto

Francisco Neto

Bronze DIVISÃO 1, Auxiliar Contabilidade
há 44 semanas Segunda-Feira | 2 outubro 2023 | 11:14

Bom dia!

Como sua folga deveria ter sido ontem, não sei se minha resposta terá relevância. Mas vamos lá, a empresa não poderia ter feito isso, visto que o atestado que você colocou é uma falta justificada, ou seja, é como se você tivesse trabalhado normal. Deixarei um link de um julgado do TST parecido com o seu, em que a empresa teve que indenizar o funcionário por praticar tal conduta.

www.conjur.com.br

Jéssica Martignago Ferreira

Jéssica Martignago Ferreira

Prata DIVISÃO 3, Agente Recursos Humanos
há 43 semanas Quarta-Feira | 4 outubro 2023 | 11:29

Bom dia Keyla Cristina da Conceição de Souza Rios

Um outro ponto importante e que na minha empresa estamos tendo que nos adequar é sobre as folgas aos domingos para mulheres. 
As folgas aos domingos devem acontecer um sim, outro não. Ou seja, dois domingos ao mês. 

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.