x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 6

acessos 3.849

Como baixar trabalhador com vinculo em aberto?

Carlos Eduardo Gomes da Silva

Carlos Eduardo Gomes da Silva

Prata DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 42 semanas Quinta-Feira | 28 setembro 2023 | 22:23

Boa noite, colegas!

Hoje um trabalhador fez contato com empresa onde trabalhou informando que seu vinculo consta em aberto em sua CTPS digital, o mesmo entrou em 03/2018 e saiu em 03/2019, a época foram gerados termo de rescisão, bem como chave de movimentação e outros documentos. Para que resolva tal situação seria possível abrir um registro em 03/2018 no e-social (admissão) e enviar a demissão que foi em 03/2019 para que assim de forma definitiva aparece a baixa na CTPS? Ou teria outro meio de resolver?

Obrigado!

Carlos Eduardo Gomes da Silva

Carlos Eduardo Gomes da Silva

Prata DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 42 semanas Sexta-Feira | 29 setembro 2023 | 15:06

Herbet, agradeço a sua atenção!

A funcionária não teve passagem pelo e-social, tendo em vista que a época da sua admissão que se deu em 03/2018 não tinha obrigatoriedade, porém não consta data de demissão deste contrato na CTPS digital, na qual ela saiu desde 03/2019. 

Foram efetuados todos os recolhimentos e pagamentos tudo certinho.

Herbert

Herbert

Prata DIVISÃO 2, Assistente Financeiro
há 42 semanas Sexta-Feira | 29 setembro 2023 | 16:35

Não aconselho mexer no eSocial.
A data de demissão dela é anterior a Oculto" target="_blank" rel="nofollow" class="redirect-link">A Portaria Nº 1.065, de 23 de setembro de 2019 que disciplina a emissão da CTPS digital. Então, pode ser um simples problema de atualização cadastral. Aconselho, ou você ou trabalhador, ir até uma secretaria ou Ministério do Trabalho e tentar regularizar.
A CTPS física ainda pode ser usada nesses casos excepcionais.

Herbert

Herbert

Prata DIVISÃO 2, Assistente Financeiro
há 42 semanas Sábado | 30 setembro 2023 | 09:59

O vínculo em aberto  - na CTPS DIGITAL - não atrapalha em nada, desde que o trabalhador mantenha guardado sua CTPS física. Eu tenho um vínculo em aberto na minha CTPS digital. Nunca tive problema algum. Inclusive meu tempo de contribuição com a previdência está correto.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.