x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 1

acessos 150

Trabalhar durante feriados e finais de semana

Fernanda

Fernanda

Iniciante DIVISÃO 1, Administrador(a)
há 42 semanas Domingo | 15 outubro 2023 | 18:45

eu trabalho como jovem aprendiz a 2 meses em uma loja online. Era pra trabalhar apenas durante a semana, visto que é um trabalho de meio período, e eu faço universidade durante a tarde, nesse caso, era pra eu trabalhar 6 horas diárias apenas, mas já teve vezes que meu chefe quis eu fosse dia de sábado e domingo trabalhar as vezes, e o dia inteiro ainda mais. Semana passada aconteceu o seguinte, quinta-feira era feriado nacional aqui no Brasil né, dia 12, dia das crianças e dia de nossa senhora Aparecida, eu tinha um compromisso, perguntei na noite do dia anterior se eu teria que trabalhar nesse dia, ele disse que sim, e e eu expliquei a situação, depois disso o chefe me mandou milhões de mensagens e mencionou que fui irresponsável e que aquele era "um dia como qualquer outro de trabalho", eu sou obrigada a trabalhar em um feriado nacional e até mesmo mais de 30 horas semanais? e ainda mais ter que ler milhões de mensagens dele me criticando? Eu recebo 5,50 por hora trabalhada e não recebo vale transporte e nem vale refeição.

JACQUELINE NASCIMENTO

Jacqueline Nascimento

Prata DIVISÃO 3, Assistente Depto. Pessoal
há 42 semanas Segunda-Feira | 16 outubro 2023 | 16:20

Ótimo dia Fernanda!

Seu chefe está errado! Jovem aprendiz não pode realizar horas extras, compensação de horas, banco de horas, deve receber vale transporte normal e ser descontado o valor de até 6% ou o valor do vale transporte que foi utilizado (o que for mais vantajoso ao trabalhador), deve ser pago 2% de FGTS.  
A carga horaria de um jovem aprendiz não pode ultrapassar 6 horas diárias, 30 horas semanais.  Por conta da carga horaria de jovem aprendiz, não é devido o pagamento de vale refeição, apenas quando a convenção coletiva da categoria menciona sobre algo. A jornada de trabalho poderá ser de até oito horas diárias, desde que nessa carga horária sejam computadas as horas destinadas à aprendizagem teórica.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.