x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 4

acessos 108

FALTA JUSTIFICADA

Vitoria

Vitoria

Bronze DIVISÃO 4, Assistente Financeiro
há 39 semanas Quarta-Feira | 18 outubro 2023 | 16:27

Gostaria de tirar mais uma duvida sobre falta justificada.

Mês dezembro uma colaboradora irá se ausentar, pois irá se casar. Ela vai se casa em dezembro dia 22, Perante a clt se eu não me engano ela terá 3 dias de folga ( considerado falta justificada) Certo? Minha duvida  é que o sábado é domingo e feriado são dias considerado dias utes ? Pois ela vai se casar na sexta. Sábado e domingo é considerado ? ela vai poder retorna na segunda lembrando que dia 25 ( segunda é feriado) quando ela vai poder retorna ?

ANNE SOUSA

Anne Sousa

Prata DIVISÃO 2, Auxiliar Depto. Pessoal
há 38 semanas Quinta-Feira | 19 outubro 2023 | 13:48

Oi, Sabrina! Tudo bem?
Sim, é uma falta justificada e não deve gerar nenhum prejuízo financeiro para o funcionário e nem descontado das férias.
Ela trabalha aos Sábados? se não trabalha, não entra pra contagem. Caso não, a contagem é a partir da data do casamento, e como dia 25 é feriado, ela só retorna dia 28 de Dezembro.

Indico que você verifique o Sindicato da categoria, algumas convenções podem estipular mais dias de licença para o funcionário.

Sou iniciante no DP, tenham paciência comigo! :D
Ivani Pedro

Ivani Pedro

Prata DIVISÃO 4, Assessor(a) Recursos Humanos
há 38 semanas Quinta-Feira | 19 outubro 2023 | 14:46

A CLT fala em "deixar de comparecer ao serviço" sendo assim serão considerados apenas os dias úteis de trabalho. Se ela casar a noite do dia 22 a noite, ela não esta faltando ao trabalho, devendo retornar dia somente dia 29.

Mauricio Aparecido das Neves

Mauricio Aparecido das Neves

Ouro DIVISÃO 1, Analista Sistemas
há 38 semanas Quinta-Feira | 19 outubro 2023 | 15:43

Oi Sabrina,
Art. 473 - O empregado poderá deixar de comparecer ao serviço sem prejuízo do salário:
II - até 3 (três) dias consecutivos, em virtude de casamento; 

Dia 22/12/2023  é sexta (dia útil).
Dia 23/12/2023 também é dia útil, mas só se conta se ela trabalha normalmente no sábado, senão, não.
Dia 24/12/2023 é domingo (dia não útil)
Dia 25/12/2023 segunda, dia de natal (dia não util)
Se ela trabalhar no sábado, conta sexta, sábado e terça, ela volta na quarta.
Se ela NÃO trabalhar no sábado, conta sexta, terça e quarta, ela volta na quinta.
Espero ter ajudado.

O conhecimento move o mundo, não fique ai parado.
Vitoria

Vitoria

Bronze DIVISÃO 4, Assistente Financeiro
há 38 semanas Quinta-Feira | 19 outubro 2023 | 16:08

Olá, Boa tarde. tudo ótimo graças a Deus. 
Gente muito obrigado por ter esclarecidos as minhas duvidas.
Vocês são nota 10.

Atenciosamente; Sabrina

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.