x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 2

acessos 301

Fechei a empresa mas tenho funcionária que terá licença maternidade, o que fazer pra reaver o INSS?

Deivis

Deivis

Iniciante DIVISÃO 5, Analista Programador
há 41 semanas Sexta-Feira | 20 outubro 2023 | 09:59

Bom dia, estou fechando minha empresa porém tenho uma funcionária que terá o direito a 6 meses de licença maternidade, o qual eu como empregador terei que pagar e posteriormente o valor seria abatido nas guias mensais de INSS correto né?
O problema é que como vou fechar a empresa vou e demitir todos os funcionários e fazer todos os acertos, sendo assim não terei guia de INSS para recolher, como vou reaver o valor que pagarei dessa licença maternidade, teria como a funcionária receber direto do INSS?
Obs.: Só irei dar baixa no CNPJ após terminar o processo de demissão dessa funcionária que terá a licença maternidade, mas a empresa já não funcionará mais.

Att. Deivis.

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 41 semanas Terça-Feira | 24 outubro 2023 | 18:16

Deivis,
O saldo remanescente à compensar, terá que requerer através de PERDCOMP, cujo prazo para devolução é de até 5 anos. A Receita Federal aceita que o crédito do valor, para empresas baixadas, seja feito em conta do sócio, desde que requerido.

Deivis

Deivis

Iniciante DIVISÃO 5, Analista Programador
há 39 semanas Quarta-Feira | 1 novembro 2023 | 15:49

Neste caso eu que terei que pagar a licença maternidade, mesmo não tendo mais a empresa funcionando que é o que me gerava uma renda. E se eu não tiver o dinheiro para pagar?

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.