x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 1

acessos 1.961

Advertência por sair 1 hora mais cedo por estar passando mal pode?

Izabella Cordeiro

Izabella Cordeiro

Iniciante DIVISÃO 2, Fiscal Segurança
há 40 semanas Sexta-Feira | 10 novembro 2023 | 07:48

Olá na empresa que trabalho é um local aberto e sem muita ventilação e como consequência um calor enorme eu comecei a passar mal muita dor de cabeça 1 hora antes de finalizar meu expediente eu não consegui aguentar e avisei a supervisora que estava passando muito mal e que iria ter que sair, posso levar advertência? 
se eu não querer assinar? 

ANDRE MAZARIN DA SILVA

Andre Mazarin da Silva

Iniciante DIVISÃO 1, Gerente Recursos Humanos
há 40 semanas Sexta-Feira | 10 novembro 2023 | 10:40

De acordo com a CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) e a CF 88 (Constituição Federal de 1988), é fundamental garantir condições de trabalho que preservem a saúde e a integridade do trabalhador. A empresa deve cumprir as normas de segurança do trabalho, como as estabelecidas pelas Normas Regulamentadoras (NRs).
No seu caso, se o ambiente de trabalho está inadequadamente quente e isso está afetando sua saúde, a empresa pode estar descumprindo as normas de segurança e saúde no trabalho. De acordo com o artigo 157 da CLT, é dever da empresa cumprir e fazer cumprir as normas de segurança e medicina do trabalho.
Se você precisou sair do trabalho devido a condições inadequadas que afetaram sua saúde, é importante documentar o ocorrido, comunicar ao seu superior e, se possível, procurar um médico para atestar a relação entre o ambiente de trabalho e seu mal-estar.
Quanto à possibilidade de receber advertência, geralmente, as empresas devem agir com bom senso em situações como essa, considerando que o mal-estar foi causado por condições inadequadas no local de trabalho. Se a empresa insistir em aplicar uma advertência, você tem o direito de se recusar a assinar, pois a advertência, nesse contexto, poderia ser injusta.
No entanto, é sempre recomendável buscar orientação específica de um profissional de direito do trabalho ou sindicato para lidar com situações individuais, pois as circunstâncias podem variar, e a interpretação das leis pode depender de detalhes específicos do caso.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.