x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 1

acessos 85

Desconto em folha - falha no processo de recebimento

Luciana Fetter

Luciana Fetter

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 35 semanas Quinta-Feira | 30 novembro 2023 | 17:26

Boa tarde, Gostaria de ver como proceder, tenho um caso de uma funcionária que trabalha como recepcionista de um Hostel e faz recebimentos e baixas das entradas de valores dos hospedes, ela efetuou a baixa de valores no controle de planilha, sem ter conferido a entrada do valor no banco, sendo que esta é a principal conferencia que se deve fazer, causando um prejuízo a empresa, como procedo, posso descontar este valor na folha dela, ela não recebe quebra de caixa, até o momento só aplicamos uma advertencia.

ANNE SOUSA

Anne Sousa

Prata DIVISÃO 2, Auxiliar Depto. Pessoal
há 35 semanas Quinta-Feira | 30 novembro 2023 | 17:33

Você fez ela assinar algum contrato com cláusula de desconto de prejuízos? Se não, não é possível. O funcionário precisa ter noção que está passível desse desconto. Mesmo assim você ainda precisa provar que isso realmente foi culpa da funcionária, ter provas. Caso contrário, é ilegal o desconto.

Assim, o limite estabelecido pela Justiça do Trabalho é na ordem de 70% do valor do salário, se eu não estiver enganada.

Sou iniciante no DP, tenham paciência comigo! :D

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.