x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 2

acessos 132

AFASTAMENTO PELO INSS

Tamires Rodrigues

Tamires Rodrigues

Bronze DIVISÃO 4, Assistente Depto. Pessoal
há 30 semanas Quinta-Feira | 4 janeiro 2024 | 12:01

Bom dia, pessoal. Tudo bem ?

Tô com uma dúvida referente a afastamento pelo inss, uma funcionária foi afastada dia 27/11 e recebeu o valor integral na competência novembro. Agora na competência de dezembro eu sei que ela recebe os 15 dias pela empresa e o restante pelo inss, sendo que o sistema está puxando referência de 11 dias para pagamento. Do dia 27/11 a 11/12 têm 15 dias, será que é essa contagem que ele está fazendo ? Na minha cabeça ela receberia os 15 dias dentro da competência dezembro, pq em novembro foi pago integral.

Thiago Souza

Thiago Souza

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 30 semanas Quinta-Feira | 4 janeiro 2024 | 15:25

Boa tarde
O sistema está correto. A empresa é responsavel pelos primeiros 15 dias, independente se deu 5 dias em um e 10 em outro, 1 em um e 14 no outro e etc. A soma dos dias que a empresa é responsável será sempre 15 dias e o que ultrapssar disso será pago pelo INSS. No seu caso, a empresa pagará apenas o proporcional a 11 dias.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.