x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 1

acessos 236

IVONETE GIACOMO

Ivonete Giacomo

Bronze DIVISÃO 3, Auxiliar Administrativo
há 27 semanas Quarta-Feira | 10 janeiro 2024 | 20:37

Boa noite a todos, hoje mesmo descobri que sou PCD, meu cid é H90, surdez moderada.
Estou bem perdida nisso, se alguém puder me ajudar com alguma resposta eu agradeço.

Atualmente trabalho como CLT, a empresa é de pequeno porque, 5 funcionários apenas, minhas dúvidas são:

- posso adicionar PCD no meu contrato de trabalho?
- vi que tenho direito ao bilhete único gratuito, mas a empresa atualmente paga o vale transporte em dinheiro, a empresa pode continuar me pagando esse VT?
- a alíquota de contribuição do INSS altera em relação a isso?

- minha contribuição até hoje junto ao INSS tem apenas 14 anos, eu sempre pensei:
Nunca nessa vida vou conseguir me aposentar por tempo de contribuição já que eu tenho 42 anos, e daí descubro que sou PCD a tenho uma carência de 180 meses para contribuir como tal.

Obrigada pela atenção 

Telma Contadora

Telma Contadora

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 25 semanas Terça-Feira | 23 janeiro 2024 | 10:39

Bom Dia,

Eu não sei responder todas as sua dúvidas, mas eu no seu lugar usaria a  Lei de Cotas para Pessoas com Deficiência (8.213/91) a seu favor,  empresas grandes "caçam" PCD's para bater a quota.

Os benefícios são ótimos!

Bóra para uma multinacional...

At. te

Telma, empresária, escritório contábil.
Contato: [email protected]

Consultoria para empresas, Professora , Contadora, MBA em Controladoria, Lato Sensu em Direito Tributário, MBA em Gestão de Pessoas, Coaching e Liderança.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.