x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 1

acessos 149

Licença Maternidade - Dúvida sobre lançamento

Emanuela Barbosa Cezário

Emanuela Barbosa Cezário

Iniciante DIVISÃO 1, Contador(a)
há 29 semanas Domingo | 14 janeiro 2024 | 20:23

Boa noite, busco esclarecimento para a seguinte situação:
Atualmente mantenho no eSocial uma funcionária doméstica, que entrou em licença maternidade em 15/10.
A funcionária teve atestado em 20/09/2023 por 30 dias, previsto para terminar em 20/10, porém, o parto ocorreu em 15/10. Realizei a retificação do mesmo no dia que recebi o atestado da licença maternidade 23/10. Retifiquei lançando o final da licença para 14/10 e lancei nova licença no eSocial como 17-licença maternidade, com início em 15/10, como consta no atestado de licença de 120 dias (maternidade). Desde então, o eSocial reconhece a funcionária como afastada, mas o INSS  informa para a funcionária informações diferentes: em primeiro momento, sinalizou que meu marido (contratante CPF da funcionária) deveria solicitar o benefício no Meu INSS, ele lançou mas foi recusado de imediato (mesmo sendo informações da funcionária). A segunda informação do INSS se deu após a funcionária mesmo realizar a solicitação da licença via Meu INSS, por telefone não conseguimos contato e a solicitação feita por ela até o momento está sem resposta (+ de 30 dias). 

Há algo que deveríamos ter realizado de maneira diferente? Qual o melhor caminho para resolvermos o problema?

Herbert

Herbert

Prata DIVISÃO 2, Assistente Financeiro
há 28 semanas Quarta-Feira | 17 janeiro 2024 | 16:24

Olá, Emanuela Barbosa Cezário

Há algo que deveríamos ter realizado de maneira diferente?
Não. O caminho é este mesmo: "Meu INSS"
Qual o melhor caminho para resolvermos o problema?
Ir até uma agencia do INSS para verificar a situação do processo.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.