x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 0

acessos 102

INSS descontado na nota fiscal vs folha de pagamento eSocial

Laura

Laura

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 23 semanas Segunda-Feira | 29 janeiro 2024 | 18:18

Boa noite, pessoal. 

Hoje me deparei com uma situação nova pra mim e espero que alguém possa me ajudar por aqui, preciso de uma “luz”. 

Tenho poucos clientes por enquanto, trabalho de casa, aos poucos sempre vão surgindo algumas micro empresas, a maioria MEI e ME do simples nacional mesmo. Por conta disso ainda estou me organizando e conhecendo um sistema de folha de pagamento para aderir, tenho poucas empresas com funcionários, a maioria um ou dois funcionários e por conta disso faço tudo no esocial manualmente. Porém me apareceu essa situação e também uma oportunidade, quero fazer tudo da forma correta, vamos lá… 

Uma empresa “EPP” do simples nacional me procurou para um orçamento, fiz uma proposta, aceitaram e enfim transferiram a contabilidade pra mim, a partir deste ano, por isso estou com pressa pelo sistema, eles tem 6 funcionários, adiantamentos, horas extras e pró labore, fica muito complicado fazer tudo isso manualmente somente de 1 empresa. 

Acabo de receber os documentos e informações referente ao mês de janeiro/2024 para fechar a folha de pagamento e apurar imposto, quando vejo as notas de serviços todas com inss retido de mão de obra. Beleza, ja tive uma situação assim com um cliente e na época era gfip, fiz a compensação por la, tudo certo! Desse vez pensei, como farei isso? Fui pesquisar e não encontrei muita coisa. Tive a ideia de ver como isso era lançado anteriormente pelo eSocial, queria entender como a antiga contabilidade fazia e não tem nada, faziam folha de pagamento normalmente e a empresa pagava INSS como se não tivesse nada para compensar. Isso não é errado? São notas de mais de 50 mil, é uma cacetada de inss retido. O que eu faço gente? Tem como eu recuperar esse dinheiro? Não tem nenhuma EFD Reinf entregue. Preciso de uma orientação da melhor maneira de eu passar isso para o meu novo cliente sem assusta-lo e também ajudar de alguma maneira. Não sei como eu devo fazer, onde eu lanço essa compensação para não ter inss na DCTFWeb de agora em diante? Fora que se eu entregar EFD Reinf retroativa, pode gerar multas também né? 

Muito obrigada se alguém puder me ajudar, desculpe o texto longo e também se eu estiver no tópico errado. 

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.