x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 2

acessos 253

PIS SOBRE FOLHA DE SOCIO NA DCTFWEB

Oliveira

Oliveira

Iniciante DIVISÃO 5, Auxiliar Depto. Pessoal
há 28 semanas Sexta-Feira | 9 fevereiro 2024 | 11:43

Bom dia pessoal!
SOCORRO....

Tenho uma empresa de associação que possui apenas sócio dirigente e era gerado pelo sicalc a guia de PIS sobre a folha de pagamento avulsa mensalmente.  
Com a adesão do PIS na DCTFWEB a partir de Janeiro/2024, obviamente o valor de PIS deveria sair na DARF e não está. 
Já exclui o s-1200, s-1210, reenviei e nada do valor de PIS sair. Inclusive já verificamos com o suporte para verificar o cadastro da empresa e está tudo certo. 
Alguém com situação semelhante que possa me auxiliar? 
Será que posso enviar a guia emitida pelo Sicalc esse mês? 

As empresas que possuem PIS sobre folha e tem funcionário, puxou certinho, agora as que possuem somente sócio não. 

Igor

Igor

Iniciante DIVISÃO 4, Assistente Depto. Pessoal
há 28 semanas Sexta-Feira | 9 fevereiro 2024 | 11:57

Bom dia,

Não se contribui PIS sobre contribuintes, apenas trabalhadores assalariados. Logo, não irá mesmo aparecer no sistema da DCTFWeb.
O mesmo serve para as guias avulsas que você gerou. O PIS só se calcula sobre o valor das remunerações dos funcionários. 

Oliveira

Oliveira

Iniciante DIVISÃO 5, Auxiliar Depto. Pessoal
há 26 semanas Quinta-Feira | 22 fevereiro 2024 | 15:42

Boa tarde! 

Ei João, obrigada por me responder. 
Eu vou ficar louca.... Cada pessoa fala uma coisa, já realmente ouvi dizer que o PIS só deveria ser pago quando a empresa fosse Associação sem fins lucrativos e tivesse funcionários, mas até mesmo o suporte entrou em contradição com as informações repassadas para a gente. 
Você teria um embasamento legal sobre o que disse para que eu repasse aos meus superiores? Porque inclusive eles estão falando que é pra gerar a guia pelo Sicalc mesmo já que não esta na DCTFWEB a guia do mês de Janeiro/2024 foi gerada pelo Sicalc e enviada. 
Será então que as guias estão sendo geradas sem necessidade e a empresa pagou durante anos?  :o

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.