x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 3

acessos 123

Afastamento pelo INSS curto período

Lorena Marrane

Lorena Marrane

Iniciante DIVISÃO 2, Auxiliar Biblioteca
há 24 semanas Sábado | 17 fevereiro 2024 | 10:35

Olá!

Minha funcionária tirou 19 dias de atestados após a somatória de 3 atestados com dias diferentes e mesmo CID (dentro de 60 dias). Ela deu entrada no INSS para receber auxílio doença por incapacidade temporária, entretanto, o atestado está próximo do fim e ela não obteve o resultado da análise do INSS. Ela deve retornar às atividades normalmente? Eu entendo que os primeiros 15 dias serão pagos pela empresa e os outros 4 pelo INSS, e depois? Ela volta? Precisa de algum aval médico com esse tempo curto de afastamento?

Detalhe: ela está bem de saúde e inclusive mudará de cargo em função do problema clínico que ela teve.

Alecio

Alecio

Prata DIVISÃO 2, Auxiliar Depto. Pessoal
há 24 semanas Segunda-Feira | 19 fevereiro 2024 | 11:05

Se ela se sente bem pra voltar ao trabalho, ela deve fazer o exame de retorno ao trabalho com o médico da empresa, e a empresa deve entregar pra ela uma declaração dizendo quando foi o último dia de trabalho dela e quando ela retornou ao trabalho, pra ela apresentar ao INSS caso chamem pra uma perícia médica, caso contrário se apenas for perícia a distância, o INSS deverá conceder os 19 dias sendo que a empresa pagará os primeiros 15. Ela fazendo o exame de retorno ao trabalho ela volta na data certa e vida que segue. 

"O sucesso é alcançado e conservado por aqueles que não deixam de tentar."
Rosangela

Rosangela

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 23 semanas Terça-Feira | 20 fevereiro 2024 | 08:28

Pode, ninguém pode obrigar, somente peça para ela fazer o exame de retorno as funções para ver se esta apta a voltar a trabalhar

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.