x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 1

acessos 137

Desconto em folha salárial

Thiago Rodrigues

Thiago Rodrigues

Iniciante DIVISÃO 3, Açougueiro
há 23 semanas Quarta-Feira | 21 fevereiro 2024 | 16:00

Boa tarde sou funcionário de uma empresa estou tendo 65% da minha renda liquida descontada em folha de empréstimo consignado (os empréstimos foram feitos no banco Santander foi obrigado a fazer por acúmulo de dividas com o banco) mais por ele só poder ser descontado o valor de 30% de consignado foi no RH questionei eles falaram que a folha e descontos e do banco que nada pode fazer e o banco não quer fazer um acordo de adequação de valor posso obrigar o RH a me demitir com esses descontos não consigo nem pagar as contas essencial pagamento liquido 3000 desconto em folha empréstimo consignado 2056

ANNE SOUSA

Anne Sousa

Prata DIVISÃO 2, Auxiliar Depto. Pessoal
há 23 semanas Sexta-Feira | 23 fevereiro 2024 | 11:43

Thiago,

Descontos por dívidas de empréstimo pessoal, acima de 30% sobre os rendimentos líquidos do trabalhador é abusivo e gera Dano Moral. Essa porcentagem é o limite estabelecido em Lei para que você consiga subsidiar suas outras necessidades também!

Seria interessante conversar com a empresa sobre isso, porque esse desconto está completamente fora de realidade. Caso não resolva, procure seus direitos e entre com a Medida Judicial para reaver os valores excedentes.

Mesmo que haja um pedido de demissão seu, a empresa só poderá descontar 30% dos rendimentos líquidos.

Sou iniciante no DP, tenham paciência comigo! :D

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.