x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 6

acessos 5.937

Juros progressivos FGTS

Nilson José Rodrigues de Araujo

Nilson José Rodrigues de Araujo

Prata DIVISÃO 1, Analista Contabilidade
há 14 anos Quarta-Feira | 28 julho 2010 | 15:53

Boa tarde.

Como posso identificar os juros aplicados no fgts a partir de 1968 ?

Tenho a maioria dos extratos não consigo ver onde está o índice de reajuste; o correto seria:
- 3% (três por cento), do primeiro ao segundo ano da conta;
- 4% (quatro por cento), do terceiro ao quinto ano da conta;
- 5% (cinco por cento), do sexto ao décimo ano da conta;
- e de 6% (seis por cento), a partir do décimo primeiro ano.

Se alguém puder me orientar eu agradeço!

Isabela Gomes

Isabela Gomes

Ouro DIVISÃO 1, Analista Pessoal
há 14 anos Quarta-Feira | 28 julho 2010 | 16:21


Oi Nilson, boa tarde.

Eu acho q vc só vai conseguir essa informação junto à CEF. Desde 1968 é complicado hein... rssrs

O JAM não é uma alíquota fixa.

A felicidade é um bem que se multiplica ao ser dividido.
CARLOS ALBERTO MOURÃO DE SOUZA

Carlos Alberto Mourão de Souza

Iniciante DIVISÃO 2, Consultor(a)
há 14 anos Quinta-Feira | 29 julho 2010 | 18:59

Nilson,
Nos extratos da contas do FGTS mais antingos os bancos não grafavam a taxa de juros. A partir dos anos 80 passaram a colacar a taxa de juros de 3% ou 6% na parte superior dos extratos onde consta o cadastro, isto é, nome, empregador, PIS, CPTS, etc...
Para mais informações sobre os juros progressivos nas contas do FGTS visite o meu blog: http://fgts-jurosprogressivos.blogspot.com
Carlos Mourão

ROMULO CARVALHO

Romulo Carvalho

Bronze DIVISÃO 5, Encarregado(a) Pessoal
há 14 anos Sexta-Feira | 30 julho 2010 | 09:45

Nilson, bom dia.

Conforme já colocado link, se você quiser chegar ao cálculo exato no link postado tem o titulo "ORIENTAÇÕES", atraves dele você chega ao cálculo. Segue parte da sua resposta:

TUTORIAL DO FGTS - EDITAL ELETRÔNICO
Sexta-feira, 30 de Julho de 2010
REMUNERAÇÃO DA CONTA VINCULADA


Progressividade da taxa de juros remuneratórios

Ainda, em conformidade com o § 3º do mesmo Art. 13 da Lei nº 8.036/90, para as contas vinculadas dos trabalhadores optantes existentes à data de 22 de setembro de 1971, a capitalização dos juros remuneratórios atende aos critérios de progressão, conforme a seguir.

Assim, as taxas de juros remuneratórios, que compõem o JAM, são aplicadas de acordo com o ano de opção do empregado pelo FGTS, informação utilizada para identificar o tempo de permanência do trabalhador na mesma empresa.

APLICABILIDADE DA PROGRESSIVIDADE DA TAXA DE JUROS REMUNERATÓRIOS
JUROS REMUNERATÓRIOS CARACTERÍSTICA DO EMPREGADO QUANTO À OPÇÃO PELO FGTS TEMPO DE PERMANÊNCIA NA MESMA EMPRESA
3%a.a. não optante
optante a partir de 23/09/1971 (mesmo que a opção tenha retroagido)
trabalhador avulso e optante até 22/09/1971. Durante os dois primeiros anos
4% a.a. optante até 22/09/1971 Do terceiro ao quinto ano
5% a.a. optante até 22/09/1971 Do sexto ao décimo ano
6% a.a. optante até 22/09/1971 A partir do décimo primeiro ano



Nilson José Rodrigues de Araujo

Nilson José Rodrigues de Araujo

Prata DIVISÃO 1, Analista Contabilidade
há 14 anos Sexta-Feira | 30 julho 2010 | 11:39

Bom dia

Isabela obrigado pela ajuda.
Rômulo pelo o que eu vi o meu pai tem direito, mas depois que vi no blog do Carlos Alberto acredito que meu pai tenha direito a esses juros.
Carlos então não preciso provar nada, só levar os documentos na Caixa? Não sei quanto o meu pai ganhava na época , é melhor levar num advogado pra ver se ele faz os cálculos?
Eu acho que se não aceitar o acordo é bem capaz deles enrolarem a gente de novo e não pagarem nem o que estão propondo. Já tenho os documentos e vou até a agência pra tentar dar entrada mas agradeço a atenção do pessoal do fórum. Qualquer novidade volto a postar!

Obrigado!!

CARLOS ALBERTO MOURÃO DE SOUZA

Carlos Alberto Mourão de Souza

Iniciante DIVISÃO 2, Consultor(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 19 abril 2012 | 20:45

Nilson, na parte superior dos extrato tem o cadastro do fundista com todas as informações. Procure um campo com o título: Taxa, Tx, T, ou algo assim. Verifique nos extratos mais recentes, pois nos mais antigos os bancos não informavam a taxa de juros. Se mesmo assim não conseguir, mande uma cópia do último extratos para o meu e-mail: @Oculto que analiso pra Você.
Carlos Mourão,
http://fgts-jurosprogressivos.blogspot.com.br

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.