x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 1

acessos 61

IR assalariado retido a maior em folha de pagto

Davi

Davi

Bronze DIVISÃO 5, Analista Contabilidade
há 20 semanas Sexta-Feira | 1 março 2024 | 15:58

Boa tarde a todos.
Teve um funcionário aqui da empresa, da folha de 01/2024 que foi paga em 06/02/2024, cujo IRRF retido passou a ser zero desde que entrou em vigor a nova tabela do imposto de renda com vigência em 02/2024.
Sendo assim, gostaria de saber se na folha da competência de 02/2024 posso incluir um provento na folha desse funcionário com o valor retido a maior??
Se alguém puder me ajudar e informar a base legal também eu agradeço.

Yuri Aquino

Yuri Aquino

Ouro DIVISÃO 5, Encarregado(a) Contabilidade
há 20 semanas Sexta-Feira | 1 março 2024 | 16:15

Davi, boa tarde.

Colega, eu não te aconselho a fazer isso, porque dado as informações que você passou, pelo jeito seu sistema está para apurar o IRRF com base na competência, sendo que o IRRF tem que ser apurado conforme pagamento, regime de caixa. Eu já tive esse problema por aqui também, mas ajustei de todos os clientes.

Dessa forma, deixa a retenção na competência de janeiro normal, já aconteceu, depois ano que vem ele faz a DIRPF e vê o que acontece na declaração em relação a esse valor retido e a partir de fevereiro você já verifica essa configuração pra poder fazer certo de agora em diante.

"Nas horas difíceis, jamais baixe a cabeça, porque a solução para o problema não está no chão, mas sim na sua determinação."

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.