x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 3

acessos 164

Funcionário admitido em 01/03 não quer continuar no trabalho e está pedindo para deletar as info

Gabriel

Gabriel

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Escrita Fiscal
há 28 semanas Sexta-Feira | 15 março 2024 | 09:15

Bom dia!

Funcionário que foi admitido em 01/03/2024 não quer mais trabalhar na empresa, porém, está pedindo para excluir as informações de contratação e a empresa quer que faça a exclusão e não a rescisão dele!
Gostaria de saber se isso é permitido, pois esse funcionário trabalhou na empresa durante estes dias.

ANNE SOUSA

Anne Sousa

Prata DIVISÃO 2, Auxiliar Depto. Pessoal
há 28 semanas Sexta-Feira | 15 março 2024 | 09:45

Bom dia!

A exclusão do registro só é "permitida" quando o empregado desiste da vaga e não vai efetivamente trabalhar, depois que já foi feita a admissão.

Nesse caso, você precisa orientar para seu cliente que tomar essa atitude é um risco muito grande para a empresa, além de está indo contra as próprias normas trabalhistas. O funcionário já foi trabalhar, teve o vínculo com a empresa. Como a empresa pretende se resguardar futuramente, caso esse funcionário recorra na justiça? Ele vai poder provar o vínculo com a empresa e exigir o reconhecimento. 

E a empresa? Como vai provar que fez a admissão e estava em conformidade também, se excluiu o registro no e-social? Isso é muito grave, eu orientaria meu cliente a esperar o funcionário pedir a demissão formalmente para a empresa, gerar a rescisão e todos os documentos normalmente, que a meu ver seria o certo, porque a empresa não tem obrigação de mandá-lo embora também.

Sou iniciante no DP, tenham paciência comigo! :D

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.