x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 3

acessos 158

IMPOSTO DE RENDA X CLIENTES ESCRITÓRIOS

ROSE SILVA

Rose Silva

Prata DIVISÃO 2, Analista Pessoal
há 12 semanas Terça-Feira | 23 abril 2024 | 13:44

Boa tarde a todos.

Sou a responsável do departamento Pessoal no escritório onde trabalho , e gostaria de saber dos colegas como é a tratativa no que diz respeito a responsabilidade de fazer as declarações de imposto de renda dos clientes dos escritórios.

 Eu propus ao meu patrão ( Contador - dono do escritório) a me pagar uma porcentagem para fazer dos clientes do escritório e ele negou , afirmando que eu tenho que fazer sem custo , por ser obrigação do meu setor , disse que não era ligado ao DP/ Rh , visto que a declaração PF é de de escolha livre do cliente e do qual o escritório faz por facilidade. 

Nestes 2 últimos anos eu fiz sem cobrar nada , e neste ano , através de pesquisas com diversas pessoas , todos os escritórios dos quais perguntei , pagam porcentagem para quem faz as declarações do escritório. 

 Gostaria de saber dos colegas se vocês recebem por executar esse serviço , visto que a demanda é grande ,como funciona com vocês esse assunto .

Obrigada , desde já por responderem.

Lucélia Fiuza

Lucélia Fiuza

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 12 semanas Terça-Feira | 23 abril 2024 | 14:14

Rose;
Boa tarde!

Eu até recebo sim porcentagem, mas não vejo isso como obrigatório.
Você vai realizar essa demanda no seu horário de trabalho normal, certo?
Então em tese, vc já está sendo paga pra isso, no seu lugar não criaria " caso" quanto a isso...

" Para sermos felizes precisamos aprender a usar as coisas e amar as pessoas, e não amar as coisas e usar as pessoas."
Alisson Felipe Machado

Alisson Felipe Machado

Prata DIVISÃO 2, Coordenador(a) Fiscal
há 12 semanas Terça-Feira | 23 abril 2024 | 14:49

Boa tarde 

Se você tiver que recepcionar essa função além das que você já normalmente desenvolve no mesmo horário de trabalho acho plenamente justo que você receba a mais por isso, até porque você está recebendo mais demandas do que para as quais foi contratada. 
Agora se você recebe uma redução de outras atividade para que possa efetuar essas ai na minha opinião não há necessidade de cobrança a maior.

E quanto a como é feito aqui, eu particularmente não faço porque odeio fazer isso, faço apenas a minha e na base do ódio ainda, na minha opinião é muito estresse e gasto de tempo pra pouco retorno. Mas geralmente os escritórios costumam pagar 30% dos valores cobrados do cliente para o funcionário fazer fora do seu expediente, ou remaneja as funções para que determinado funcionário faça em horário de trabalho e outros assumam as funções dele.

E um conselho, não se sujeite a sobrecarga de suas funções se não for receber algo por isso, nossa área sempre demanda por funcionários competentes, procure um local novo para trabalhar, sempre tem alguém que sabe valorizar a mão de obra de maneira digna.

Abraços,

Cordialmente,

Alisson F. Machado
Consultor Tributário
CRC/PR: 082254/O
email:  [email protected]
ROSE SILVA

Rose Silva

Prata DIVISÃO 2, Analista Pessoal
há 12 semanas Quarta-Feira | 24 abril 2024 | 09:26

bom dia , colegas!
Eu recusei , pois além da demanda já que tenho no escritório , as declarações algumas demandam tempo para serem finalizadas da forma correta. Pedi 30% ele negou disse que eu estava tirando do escritório e que todas que fizeram DP faziam por consideração. 

 Eu disse que entendo , e considero muito , mas eu valorizo meu estudo e me atualizo todos os anos para fazer o imposto de renda e atender os meus clientes que já tenho e poder agregar nos do escritório , mas que por consideração ,é justo também que eu receba por esse trabalho sazonal que acrescenta ao escritório e todos saem ganhando. 
 Então sigo não fazendo e segundo as palavras dele era só sentar e importar pelo gov que não me custaria nada. agradeçi e sai da sala dele , pedindo para que ele mesmo faça da forma sugerida.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.