x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 1

acessos 228

Funcinario fazendo uber

CONTABIL

Contabil

Prata DIVISÃO 2, Auxiliar Escritório
há 9 semanas Quarta-Feira | 29 maio 2024 | 11:37

Boa tarde ,

Estimo que todos estejam bem.

Por gentileza, funcionario que faz uber (autonomia) sofre acidente por esse mesmo a empresa é obrigada aceitar atestado mesmo sendo em outro ambiente de trabalho ? 

Como fica se o funcionario pegar varios atestados por essa questão ? a empresa tem que arcar com isso mesmo sendo em outro 'trabalho'?


Tem algo que possamos fazer para resgardar a empresa disso ?
Pois esse outro emprego acaba prejuidicando a empresa pela falta do funcionario 

Mauricio Aparecido das Neves

Mauricio Aparecido das Neves

Ouro DIVISÃO 1, Analista Sistemas
há 9 semanas Quarta-Feira | 29 maio 2024 | 12:13

Bom dia
O atestado a empresa não tem como rejeitar,  a não ser que seja falso.

Se o funcionário pegar vários atestado e se for da mesma doença num prazo de 60 dias, esses ultrapassando de 15 dias ele ja pode ser encaminhado ao inss.
Para se resguardar a empresa tem que cumprir a lei,  pagar o salário nos primeiros 15 dias de afastamento, depois oferecer as condições para ele se afastar recebendo auxílio do inss.
Quando ele obter a alta do inss, encaminhá-lo para o médico do trabalho, é bom lembrar que o afastamento por doença acidentário, no retorno, o funcionário adquire estabilidade por 12 meses, o que não ocorre se o afastamento for por doença comum.
A empresa, infelizmente, não pode proibir o funcionário de exercer outra atividade, mas ela também não é obrigada a contratá-lo, nem de ficar com ele, se o ônus for maior que o bônus, o caminho é a rescisão contratual, substituindo por alguém que se adeque a cultura da empresa.
Espero ter ajudado

O conhecimento move o mundo, não fique ai parado.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.