x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 1

acessos 790

Guia de Rescisão FGTS Digital - Entre dia 01 e 09

Gabriel Oliveira

Gabriel Oliveira

Iniciante DIVISÃO 3, Gerente Pessoal
há 11 semanas Quinta-Feira | 6 junho 2024 | 11:31

Olá,

Sei que há novo procedimento para gerar a guia do FGTS Digital para as empresas que desligam funcionários entre os dias 01 e 09 do mês, tendo que ser junto da guia do mês anterior, e alterando o vencimento de forma que antecipe o pagamento, conforme a regra:

"Quando o sistema identifica que em determinado mês ocorreu um tipo de desligamento ocorrido entre os dias 01 e 09, nas hipóteses de desligamento que ensejam saque do FGTS, ocorre necessariamente o vencimento antecipado do mês anterior ao do desligamento, de forma que todos os valores de FGTS devem ser quitados até o prazo máximo de 10 (dez) dias do desligamento (artigo 18 da lei 8.036/90)."

Porém, acabei gerando a guia separadamente da guia mensal, e só notei depois que já havia feito, ficando assim:
1 guia mensal (05/2024 com venc. 20/06/2024) e 1 guia do valor rescisório (desligado em 05/06/2024 e guia do FGTS rescisório com venc. 14/06/2024).

A minha dúvida é, eu consigo pagar normalmente as duas guias sem ter problemas de pendência depois? O funcionário irá receber normalmente seus valores de FGTS ou se alguma forma irá impactar no recebimento dele? Devo antecipar o pagamento da guia mensal para ficar tudo certo?

Desde já, agradeço a ajuda!

Gabriel

Caroline Silva Milani

Caroline Silva Milani

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Recursos Humanos
há 11 semanas Quinta-Feira | 6 junho 2024 | 14:01

Olá!
Pode ser que o funcionário consiga sim receber posteriormente esse valor que será pago em 20/05, visto que o vencimento da guia de fgts é no dia em questão.
Porém nada é 100% né? Ainda mais lidando com a caixa...
O ideal seria fazer o pagamento da guia mensal no mesmo dia da guia rescisória, ai os valores caem no mesmo dia e fica tudo certo.
Colocou o fgts do mês anterior junto à guia rescisória? Se sim, precisa fazer uma outra guia mensal sem o valor do fgts do mes anterior do funcionário em questão. Se não, irá pagar 2 vezes.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.