x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 0

acessos 20

Dúvidas RAIS - CBO incorreto - Órgão Público

Róbson Emanuel

Róbson Emanuel

Iniciante DIVISÃO 1, Assistente Administrativo
há 4 semanas Quinta-Feira | 20 junho 2024 | 08:27

Eu trabalho em um órgão público e recentemente tivemos conhecimento de que centenas de servidores tiveram o CBO informado incorretamente nos seus registros ao longo de vários anos. Então temos Psicólogos, Educadores Sociais, Enfermeiros e todos esses e mais alguns foram enviados como "Assistente Social".

Temos casos de servidores já exonerados há anos e que agora estão solicitando que retifiquemos o CBO, pois está divergente na CTPS e ocasionando problemas.
Também temos servidores ainda ativos que foram informados com CBO incorreto.
Temos servidores que já se aposentaram e foi enviada RAIS com informação de aposentadoria mas sem a informação de desligamento (o vínculo ficou aberto na CTPS).

Dúvidas: para o caso de pessoas já desligadas, essa correção é feita pela RAIS somente? (Lembrando que é um evento anterior ao eSocial e que também ainda não foi completamente instalado na Instituição.)
Caso o servidor tenha "participado" de várias RAIS, essa correção deve ser realizada em cada RAIS? Todas? Ou apenas a mais recente?

Eu particularmente nunca fiz envio de RAIS, ingressei ano passado e não tenho muito conhecimento. As pessoas responsáveis pelo envios da RAIS já se aposentaram e essas bombas começaram a estourar agora.

Agradeço se puderem auxiliar nessas dúvidas.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.