x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 1

acessos 51

Afastamento por saúde mental

Milena Alves

Milena Alves

Iniciante DIVISÃO 1, Repositor(a)
há 1 semana Domingo | 30 junho 2024 | 19:24

Boa noite, 
Recebi um afastamento de 30 dias com relação a saúde mental. Gostaria de ter pego menos dias mas não me foi permitido. Posso voltar ao trabalho sem entrar com o INSS? Caso eu tenha que entrar, como faço para solicitar a perícia? E posso simplesmente voltar ao trabalho ou preciso passar por um médico?

Ulisses Neves

Ulisses Neves

Iniciante DIVISÃO 4, Analista Pessoal
há 1 semana Terça-Feira | 2 julho 2024 | 16:58

Olá, Milena 

O ideal é que seja respeitado o período de descanso indicado pelo clínico, sendo assim deverá permanecer afastada durante o período concedido de 30 dias. Em relação as verbas a empresa ficará responsável pelos primeiros 15 dias do atestado e o INSS com os demais 15 dias, para fazer a solicitação você deverá baixar em seu smartphone o app MEU INSS e solicitar o afastamento anexando seus documentos pessoais e atestado, deixarei aqui um link com o passo a passo. Como seu atestado é de um período curto é provável que não seja necessário atendimento presencial, assim eles fazem a analise dos documentos enviados e respondem o processo em torno de 10 a 20 dias. 

www.gov.br

Espero ter ajudado, abraço. 

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.