x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 2

acessos 203

Aline Aparecida Nicoletti

Aline Aparecida Nicoletti

Iniciante DIVISÃO 1, Auxiliar Depto. Pessoal
há 1 semana Quinta-Feira | 11 julho 2024 | 11:20

Bom dia pessoal, vocês poderiam me ajudar com um assunto?
Não tenho tanta experiência sobre este assunto pois geralmente quem cuida desta parte é o supervisor do nosso DP.

Como funciona o registro de gerente? Sei que eles ganham uma gratificação de função de 40%, porém quais são os outros direitos deles? Qual a vantagem para a empresa de ter um gerente? O que mudaria nos impostos? 

Ficaria muito agradecida se me ajudassem

Kaik Rodrigues Vieira
Articulista

Kaik Rodrigues Vieira

Articulista , Consultor(a) Contabilidade
há 1 semana Sexta-Feira | 12 julho 2024 | 10:28

Aline,

Depende muito a convenção e o porte da empresa.
Mas geralmente o Gerente é cargo de dedicação exclusiva, ou seja, não tem controle de ponto. Por isso recebe o adicional de 40%, em contrapartida fica a disposição de imediato à direção.
Ainda, tem o direito de alimentação, plano de saúde e plano odontológico caso tenha. O ideal é confirmar na convenção pq há a possibilidade de acordos entre o valor da alimentação por exemplo.

Os impostos serão os mesmos dos demais funcionários, a diferença é que irá incidir sobre toda remuneração do Gerente ou seja do base + gratificação, ai vai ter o INSS e IRRF, se a empresa for regime ordinário irá impactar para empresa apenas a parte patronal.

Qual a vantagem?
Para a empresa a principal vantagem seria a cadeia de comando, ou seja, a direção requerer, dialogar e delegar metas e atividades diretamente ao Gerente em vez de ter que ir designando atividades para cada colaborador, sendo essa função transmitida ao Gerente.
Além disso, o Gerente acompanha a operação diretamente, sendo um nível mais tático, ou seja facilita para a diretoria o acompanhamento das atividades, onde o gerente irá acompanhar de perto e prevenir ou otimizar as operações.
Pois, como sabemos para um "dono de empresa" conseguir acompanhar TODOS seus funcionários diariamente na operação é quase impossível, visto que a captação de clientes e relacionamentos externos também é ligado à direção.
Em resumo, seria isso, claro que há muito mais informações sobre o tema.

Att.

"A virtude de uma pessoa mede-se não por ações excepcionais, mas pelos hábitos cotidianos!"

Kaik R. Vieira
Contador e ex-Perito Judicial
CRC: 0021187/O - ES

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.