x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 2

acessos 203

Aline Aparecida Nicoletti

Aline Aparecida Nicoletti

Iniciante DIVISÃO 1, Auxiliar Depto. Pessoal
há 1 semana Quinta-Feira | 11 julho 2024 | 11:20

Bom dia pessoal, vocês poderiam me ajudar com um assunto?
Não tenho tanta experiência sobre este assunto pois geralmente quem cuida desta parte é o supervisor do nosso DP.

Como funciona o registro de gerente? Sei que eles ganham uma gratificação de função de 40%, porém quais são os outros direitos deles? Qual a vantagem para a empresa de ter um gerente? O que mudaria nos impostos? 

Ficaria muito agradecida se me ajudassem

Kaik Rodrigues Vieira
Articulista

Kaik Rodrigues Vieira

Articulista , Consultor(a) Contabilidade
há 1 semana Sexta-Feira | 12 julho 2024 | 10:28

Aline,

Depende muito a convenção e o porte da empresa.
Mas geralmente o Gerente é cargo de dedicação exclusiva, ou seja, não tem controle de ponto. Por isso recebe o adicional de 40%, em contrapartida fica a disposição de imediato à direção.
Ainda, tem o direito de alimentação, plano de saúde e plano odontológico caso tenha. O ideal é confirmar na convenção pq há a possibilidade de acordos entre o valor da alimentação por exemplo.

Os impostos serão os mesmos dos demais funcionários, a diferença é que irá incidir sobre toda remuneração do Gerente ou seja do base + gratificação, ai vai ter o INSS e IRRF, se a empresa for regime ordinário irá impactar para empresa apenas a parte patronal.

Qual a vantagem?
Para a empresa a principal vantagem seria a cadeia de comando, ou seja, a direção requerer, dialogar e delegar metas e atividades diretamente ao Gerente em vez de ter que ir designando atividades para cada colaborador, sendo essa função transmitida ao Gerente.