x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 1

acessos 27

Cancelamento de adiantamento de decimo terceiro salario

Mikael Luiz

Mikael Luiz

Iniciante DIVISÃO 1, Técnico Informática
há 2 horas Sexta-Feira | 26 julho 2024 | 16:03

Bom dia,
 No mes de Abril fiz a solicitação das minhas ferias, e selecionei a opção de receber a primeira parcela do decimo terceiro salario, dia 15/04 aprovaram as ferias, no dia 17/06 recebi o aviso novamente das ferias:

"Olá Mikael!
Suas férias de 01/07/2024 - 30/07/2024 acabaram de ser lançadas e aprovadas! 
Este lançamento pertence ao seguinte Periodo Aquisitivo: 25/03/2023 - 24/03/2024
Informações sobre o lançamento:
DATA: 01/07/2024 - 30/07/2024
1/3 das Férias (Abono Pecuniário): Não
Adiantamento de 13º Salário: Sim
Fique atento nas datas e boas férias!!"

Mas no dia 01/07 quando sai de ferias, não recebi a parcela do 13º , depois de varios emails com o DP recebi a mensagem

""Oi Mikael, boa tarde!
Não tive a aprovação para a sua solicitação. A empresa(ocutei o nome) não tem a prática de fazer o adiantamento de 13º fora do período. No folha certa a opção estava de forma equivocada e a opção foi removida, pedimos desculpas pelo transtorno. Apenas reforço que toda solicitação deve passar pela gestão imediata, que segue em cópia. 
Desde já agradeço sua compreensão.
Att,"

Então é isso? Não tenho direito, fui lesado, fiz planos com esse dinheiro, e não tenho como recorrer? Quais meus direito nesse caso?

Herbert

Herbert

Prata DIVISÃO 2, Assistente Financeiro
há 50 minutos Sexta-Feira | 26 julho 2024 | 17:23

Olá, Mikael Luiz

[...] não tem a prática de fazer o adiantamento de 13º fora do período.
O artigo 2º, § 2º da Lei 4.749/65 diz:
O adiantamento será pago ao ensejo das férias do empregado, sempre que este o requerer no mês de janeiro do correspondente ano.

Se você não pediu até o dia 31/01/2024, a empresa pode negar seu pedido.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.