x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 8

acessos 8.218

Pis/Pasep/Nit - Retificações

Reginaldo Aparecido Dias

Reginaldo Aparecido Dias

Bronze DIVISÃO 5, Assistente Recursos Humanos
há 13 anos Quinta-Feira | 12 agosto 2010 | 15:43

Boa Tarde a todos.

Estou com um problema...

Trabalho em uma prefeitura e no ato de admissão de uma servidora,
ela foi cadastrada no nosso programa de folha de pagamento com o número do NIT, e os recolhimentos de INSS foram efetuados e enviados pelo SEFIP, ela está conosco há 5 anos.

Porém descobri que ela possui um número do PIS cadastrado pelo SUS, e que não está constando na Previdência os recolhimentos de INSS que foram efetuados pelo NIT.

E como todos sabem começou o pgto do abono salarial PIS/PASEP, e não consta em seu banco de dados no Banco do Brasil.

Tenho várias dúvidas...

Será que vou ter que retificar todas as SEFIPs, mudando o NIT para o nº do PIS??

Precisarei retificar as RAIS onde consta o nome da servidora??

Essas são algumas...

Desde já agradeço a atenção de todos.

@@@...#...@@@
SANDRO MACHADO DE OLIVEIRA

Sandro Machado de Oliveira

Prata DIVISÃO 3, Sócio(a) Proprietário
há 13 anos Quinta-Feira | 12 agosto 2010 | 16:22

colega Reginaldo,

não entendo muito deste assunto , mas parece que NIT e PIS são cadastros identicos, porem com nomes diferentes.

se for o caso, é so solicitar atravez de uma RDT, a unificação das duas contas junto a CEF.

procure se informar melhor quanto a isto

espero ter lhe ajudado.

abraços

Não dê o peixe, e sim, ensine a pescar!
Micheli Azevedo Gemignani

Micheli Azevedo Gemignani

Iniciante DIVISÃO 2, Auxiliar Biblioteca
há 13 anos Segunda-Feira | 16 agosto 2010 | 22:15

Oi gente, por favor preciso muito de ajuda. É o seguinte: trabalhei numa empresa privada por 3 anos e cadastrada no PIS, logo eu passei num concurso público e comecei a trabalhar na prefeitura da minha cidade, ( PASEP) qdo fiz 5 anos de carteira ( ganhando menos q 2 salários ) esperei receber o PIS/PASEP e NADA! Este ano fiz 6 ANOS DE CARTEIRA e só agora descobri que houve um GRANDE ERRO com meu cadastro. Pois na antiga empresa eu tinha um numero de PIS e a prefeitura ao invés de usar o mesmo numero para o PASEP não o fez mas fez um cadastro novo. Assim eu nao recebi o que tenho direito pois para cada um dos cadastros eu tenho apenas 3 anos de contribuição. Fui no RH da prefeitura e lá ( depois de me mandaram ao banco, ao ministério do trabalho, ao banco de novo e ao ministério de novo )eles me disseram que fizeram um recadastramentro retroativo. MINHA PERGUNTA É: Como faço pra saber que deu certo? E como saber qdo irei receber os atrasados isso se é q eu vou receber neh. POR FAVOR! Me ajudem!

Deutschmann

Deutschmann

Prata DIVISÃO 3, Não Informado
há 13 anos Terça-Feira | 17 agosto 2010 | 08:16

Bom dia

O programa do Abono Salarial PIS/PASEP, pega como base de informações os dados enviados pela RAIS, mas não é possível retificar o número do PIS/PASEP.
Para corrigir o problema a empresa deverá excluir o vinculo, neste site , e enviar novamente a RAIS do trabalhador com os dados corretos.

Att, Alan

O governo é reflexo de seu povo.
Deutschmann

Deutschmann

Prata DIVISÃO 3, Não Informado
há 13 anos Terça-Feira | 17 agosto 2010 | 09:12

Sim, a retificação fora do prazo está sujeito a multa.

Correção: para exclusão dos anos 1976 a 2007, seguir as instruções neste site.

Att, Alan

O governo é reflexo de seu povo.
Micheli Azevedo Gemignani

Micheli Azevedo Gemignani

Iniciante DIVISÃO 2, Auxiliar Biblioteca
há 13 anos Terça-Feira | 17 agosto 2010 | 22:30

Alan, por favor me esclareça um pouco mais... Vai ser arrumado de alguma forma então? Eh isso? E eu vou receber o atrasado?? Afinal foram dois anos q nao recebo... Ah e como faco pra saber que o RH fez a retificacao?
Muito obrigada!

Deutschmann

Deutschmann

Prata DIVISÃO 3, Não Informado
há 13 anos Quarta-Feira | 18 agosto 2010 | 08:41

Bom dia Michele

A empresa deverá retificar as informações.
Sim, você receberá até os últimos cinco anos.
Para saber se houve a retificação, solicite o recibo de envio da RAIS e o relação dos seus dados ou recibo da solicitação na DRT.

Consulte este link para informações mais detalhadas.

Att, Alan

O governo é reflexo de seu povo.
Micheli Azevedo Gemignani

Micheli Azevedo Gemignani

Iniciante DIVISÃO 2, Auxiliar Biblioteca
há 13 anos Segunda-Feira | 23 agosto 2010 | 19:44

Olá Alan, mesmo depois de muitos esforços a prefeitura não me deu esse recibo, mas me disse que eu poderia ir no ministério do trabalho pra que eles verificassem pra mim. Eu agradeço muito todas as informações aqui. Só mais uma coisa. Isso td pode me dar problemas futuros? Tipo, aposentadoria? ?? Obrigada

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.