x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 3

acessos 117

Funcionária afastada pelo INSS

Franciele

Franciele

Iniciante DIVISÃO 5, Auxiliar Depto. Pessoal
há 4 dias Quarta-Feira | 26 março 2025 | 14:15

Olá, preciso de uma ajuda de como proceder nessa situação
A funcionária estava afastada pelo INSS, o beneficio foi cessado em 25/03.
Hoje, que seria o retorno, e ela deveria fazer o exame de retorno, a mesma apresentou um atestado médico de 4 dias. Ela não vai tentar prorrogar o benefício.
Minha dúvida é, esses 4 dias de atestados serão pagos pela empresa? Eu posso aceitar ele mesmo sem ter feito o exame de retorno?

FREDERICO SILVÉRIO

Frederico Silvério

Prata DIVISÃO 2, Encarregado(a) Pessoal
há 4 dias Quarta-Feira | 26 março 2025 | 14:45

Boa tarde, 

Tem que ver o motivo do atestado, se for referente a doença anterior, eu prorrogaria o afastamento e ela teria que receber do inss esses 4 dias, mas se for um motivo completamente diferente, dai seria responsabilidade da empresa o pagamento.

Faz o exame de retorno após esses 4 dias de atestado.

Franciele

Franciele

Iniciante DIVISÃO 5, Auxiliar Depto. Pessoal
há 4 dias Quarta-Feira | 26 março 2025 | 15:23

Frederico, sim é outro motivo distinto. Porém, se a mesma não retornou oficialmente as atividades, compreendo que esse atestado não fique a encargo da empresa, pois, por exemplo, se no dia que termina esse atestado, ela coloque outro? e ficará postergando o exame de retorno e a empresa pagando da mesma forma.

Maria Biara Do Nascimento Serafim

Maria Biara do Nascimento Serafim

Prata DIVISÃO 3, Assistente Depto. Pessoal
há 3 dias Quinta-Feira | 27 março 2025 | 16:43

Franciele

Se a funcionária estava em benefício até 25/03 e não retornou as atividades laborais no dia 26/03 por motivo de doença diferente do cid anterior, as empresa fica obrigada a pagar os 15 dias dessa incapacidade, se prosseguir será encaminhada para o INSS, considerando que ela informou um atestado de 4 dias (26, 27, 28, 29) a empresa deverá agendar o aso de retorno para o dia 31/03, caso ela consiga retornar normalmente.

Maria Biara
Departamento Pessoal
Blumenau/SC

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.