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Qual os direitos do empregado "Suporte Técnico"?

Igor Par

Igor Par

Bronze DIVISÃO 4, Analista Automação
há 13 anos Segunda-Feira | 30 agosto 2010 | 20:03

Pessoa preciso revisar o contrato de um colaborador de empresa de informático>preciso saber se há lei que regularize a profissão "Suporte Técnico" ou "Técnico em Suporte" , ele dá assistência a instalação de softwares, por telefone, MSN e E - Mail.

1 - Qual piso salarial correto ?
2 - Qual carga horária, pode ser a mesma do Comércio (já que empresa vende softwares) ou precisa ser como "Telefonista" ou "Operador de Telemarketing" 6 horas ?

A pessoa que assinou a carteira dele não está mais na empresa e contratou-o como "Auxiliar de Escritório" agora ele esta reivindicando seus direitos de Suporte.

Alguém pode me esclarecer ?

Obrigado

Cica Silva

Cica Silva

Bronze DIVISÃO 3, Auxiliar Administrativo
há 13 anos Terça-Feira | 31 agosto 2010 | 16:25

Ola
Não existe lei especifica para reger cada tipo de profissão. Existe a CLT , que é a principal norma referente ao Direito do Trabalho. É ela que regulamenta as leis de trabalho e as empresas devem segui-la. Se o funcionario trabalha de carteira assinada , entao ele é regido pela CLT.
Quanto aos demais itens questionados ( piso , carga horária ) voce deve observar 1º o que diz na convenção coletiva , caso a sua empresa siga uma. Se não seguir nenhuma , verifique o que foi acordado em contrato de trabalho com o funcionário , e se esta dentro da CLT , e se a empresa cumpre o que foi acordado em contrato. O contrato de trabalho deve ser seguido por ambas as partes, pra nao haver problemas pra ninguem. Quanto a pessoa que assinou a carteira nao estar mais na empresa , nao ira fazer nenhuma diferença no diz respeito aos direitos do funcionario, mas sim se ele cumpre aquilo que foi determinado na sua contratação . Se a empresa tiver atribuido outras atividades , fora do que foi acordado , ai sim pode ter problemas.

Igor Par

Igor Par

Bronze DIVISÃO 4, Analista Automação
há 13 anos Terça-Feira | 31 agosto 2010 | 18:16

Oi Ciça,

Obrigado era mais ou menos o que eu pensava, porém ele disse que quer trabalhar 6 horas por dia pois usa muito o telefone.
Se alguém mais tiver informações agradeço.
abraços

LUIZ EUCLIDES OLIVEIRA JUNIOR

Luiz Euclides Oliveira Junior

Prata DIVISÃO 3, Professor(a)
há 13 anos Terça-Feira | 31 agosto 2010 | 18:49

Boa tarde conforme como foi dito por nossa amiga CIça


O funcionario devera ganhar o q esta na convenção de sua categoria , terá sim q ter um sindicato em carteira e respeitar as regras dele . Em relação a carga horária vc podera registrear o funcionario como 6h , 8h se estiver em contrato sem problemas , respeitando os horários de refeição.

Agora , se ele reinvidica algo por não exercer tal cargo q esta na CTPS . Aconselho fazer uma alteração de cargo na CTPS dele e especificar as novas condições

Carlos Alberto Barreto

Carlos Alberto Barreto

Prata DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 13 anos Quinta-Feira | 2 setembro 2010 | 14:24

Ola boa tarde Igor, o piso salarial para suporte tecnico é o seguinte:

- R$792,08 para 36h semanais e 180h mensais;
- R$880,29 para 40h semanais e 200h mensais;
- R$968,34 para 44h semanais e 220h mensais.

O sindicato correto para este cargo é o SINDPPD/RS, te aconselho a entrar no site do sindicato e baixar a convenção coletiva de trabalho 2009/2010, e da uma olhada nela que tu vais ter todas as res´postas que tu precisa.

O cbo de suporte tecnico é o seguinte:

2124-20 - Analista de suporte computacional

Analista de suporte de banco de dados, Analista de suporte de sistema, Analista de suporte técnico

Descrição Sumária
Desenvolvem e implantam sistemas informatizados dimensionando requisitos e funcionalidade dos sistemas, especificando sua arquitetura, escolhendo ferramentas de desenvolvimento, especificando programas, codificando aplicativos. Administram ambiente informatizado, prestam suporte técnico ao cliente, elaboram documentação técnica. Estabelecem padrões, coordenam projetos, oferecem soluções para ambientes informatizados e pesquisam tecnologias em informática.

Espero ter ajudado.

Um abraço

Carlos Barreto

Igor Par

Igor Par

Bronze DIVISÃO 4, Analista Automação
há 13 anos Segunda-Feira | 17 janeiro 2011 | 08:48

Pessoal, quem trabalha em suporte com computador o dia todo e mais o telefone, é preciso pagar insalubridade ?
Quem trabalha 44 semanais?
- R$968,34 para 44h semanais e 220h mensais.

kennya eduardo
Consultor Especial

Kennya Eduardo

Consultor Especial , Não Informado
há 13 anos Sábado | 22 janeiro 2011 | 20:41

Oi, Igor.

A previsão de ensejar incidência do adicional de insalubridade deverá estar previsto em Convenção Coletiva de Trabalho, assim, deve consultar o sindicato da categoria.
Entretanto, o profissional de medicina do trabalho pode verificar que o ambiente (e/ou a função) é de insalubridade. Com isso o profissional passa a fazer jús ao adicional de insalubridade.

Espero ter ajudado.

Igor Par

Igor Par

Bronze DIVISÃO 4, Analista Automação
há 13 anos Segunda-Feira | 24 janeiro 2011 | 08:04

Obrigado Kennya!
Aqui na região metropolitana de Porto Alegre esta categoria esta no sindicato do comércio, e eles tão pouco conhecem regras de suporte técnico, pois estão acostumados a lidar com lojas não atendimento.
Fica complicado assim!

Igor Par

Igor Par

Bronze DIVISÃO 4, Analista Automação
há 13 anos Quarta-Feira | 4 maio 2011 | 09:19

Qual sindicato que rege as normas do 2124-20 - Analista de suporte computacional ?
Preciso saber se houve dissidio para catgoria em 2007,2008 e 2009 na região de Porto Alegre!
Grato!

kennya eduardo
Consultor Especial

Kennya Eduardo

Consultor Especial , Não Informado
há 13 anos Quarta-Feira | 4 maio 2011 | 09:24

Igor, os Sindicatos se referem a categorias profissionais dos trabalhadores.

Verifique se o trabalhador pertence a alguma categoria organizada ou qual o ramo ou segmento da empresa contratante. Depois, sim, teremos como saber qual(is) o(s) Sindicato(s) são pertinente(s).

Abraços!!

Igor Par

Igor Par

Bronze DIVISÃO 4, Analista Automação
há 13 anos Quarta-Feira | 4 maio 2011 | 09:43

Obrigado Kennya!

Mas o que ocorre na região de Porto Alegre é que as empresas de informática estão se associando ao sindicato do comércio para não pagar o piso ao funcionário.Como vendem sistemas podem fazer isso.
Mas o correto é se associarem ao http://www.seprorgs.org.br/ Sindicato das Empresas de Informática.E pagarem o piso salarial correto.
E com isso está acarretando em processos e causa ganha aos funcionários.

kennya eduardo
Consultor Especial

Kennya Eduardo

Consultor Especial , Não Informado
há 13 anos Quarta-Feira | 4 maio 2011 | 13:55

A solução, ao meu ver, é cada profissional se associar a este sindicato (se sindicalizar), desse modo o empregador terá de seguir e respeitar as normas deste sindicato.

Tmb pode ser feito uma consulta formal ao MTE e conforme o parecer técnico emitido por eles, pressionar os empregadores ou mover ação.

Boa sorte!!

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