Cobertura das Regras do IRPF 2026
x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 24

acessos 17.646

DIRF 2026 - ANO CALENDÁRIO 2025

Handerson Xavier

Handerson Xavier

Iniciante DIVISÃO 1 , Analista Sistemas
há 3 semanas Quarta-Feira | 18 fevereiro 2026 | 09:40

Bom dia.
Sobre a DIRF 2025, estamos enfrentando sérias dificuldades na validação das informações no EXTRATOR da Receita Federal. Trabalhamos com uma software house de ponta que, até o momento, 18/02, ainda não disponibilizou um relatório de conferência do evento S 5002.
No nosso cenário, os valores da folha de pagamento conferem rigorosamente, até os centavos, com o eSocial e com a DCTFWeb. No entanto, ao consultar o EXTRATOR, identificamos divergências que não estamos conseguindo rastrear.
Outro ponto que dificulta a apuração é a impossibilidade de emitir, no EXTRATOR, um relatório analítico por CPF. Esse recurso seria fundamental para identificar a origem das diferenças encontradas.
Gostaria de um retorno dos colegas para entendermos se, no cenário de vocês, os ambientes Folha de Pagamento, eSocial, DCTFWeb e EXTRATOR estão refletindo fielmente a movimentação apurada.
Obrigado.

RAFAEL CIRICO

Rafael Cirico

Prata DIVISÃO 3 , Contador(a)
há 3 semanas Quarta-Feira | 18 fevereiro 2026 | 09:47

Bom dia, tudo bem?

Sim esta bem complicado. Uma dica que para nós resolveu 80% de diferenças apontadas.

As notas fiscais que foram informadas na REINF em 2025, que tinha alguma retenção de impostos então somando junto ta, percebendo isso resolvemos 80% das diferenças. Ele soma o valor da nota no rendimento tributado, bem como os impostos retidos no campo de imposto retido.

Espero que a dica tenha ajudado.

Boa semana!!

FÁBIO SANTOS

Fábio Santos

Prata DIVISÃO 1 , Gerente Contabilidade
há 3 semanas Quarta-Feira | 18 fevereiro 2026 | 17:09

Atenção, quando acessarem a DIRF Digital, reparem que a mesma está com erro.. Está gerando a dedução de Inss como créditos de salários isentos e não tributáveis!

Link de acesso ao portal de serviços da receita federal:
Serviços  do Contribuinte

Agradeço a Deus pela capacitação de criar métodos para resolver todos meus problemas...
Marcos A. Silva

Marcos A. Silva

Prata DIVISÃO 2 , Coordenador(a) Fiscal
há 3 semanas Quarta-Feira | 18 fevereiro 2026 | 18:00

E sobre os rendimentos isentos, alguém conseguiu verificar  se os rendimentos de 2005 informados em Reinf 01/2026 conforme as normas, aparece no informe de rendimentos de 2025?

MARI

Mari

Iniciante DIVISÃO 1 , Assistente Recursos Humanos
há 2 semanas Terça-Feira | 24 fevereiro 2026 | 09:05

Meus cálculos batem no sistema Iob e no eSocial, mas no extrator está com um valor diferente. Essa empresa em questão tem notas informadas na REINF, não sei se pode ser essas informações que estão divergindo.
Estou ficando desesperada rs

CARLOS AUGUSTO DA SILVA MARIANO

Carlos Augusto da Silva Mariano

Prata DIVISÃO 1 , Técnico Contabilidade
há 2 semanas Terça-Feira | 24 fevereiro 2026 | 09:25

Bom dia prezados,

aqui identificamos que o 13º salario está sendo somado ao rendimento tributável no extrator e não possui a linha correta para rendimentos tributados exclusivamente, será que isso poderá causar malha fiscal aos funcionários?

Janaina Cristov Ferrari

Janaina Cristov Ferrari

há 2 semanas Terça-Feira | 24 fevereiro 2026 | 09:49

Bom dia.
Aqui nosso problema está nas ferias de dezembro com periodo de gozo em janeiro...a previdencia está gerando diferenças.

Já enviei no suporte da DIRF da RFB e nada de me responderem sobre no extrator nao conter separado o Exclusivo na Fonte e, Lucros isentos de ME/EPP...o contribuinte cairá na malha?

E tenho clientes que no extrator anual, consta um valor, ao clicar no mes o valor está ok e ao clicar para detalhar aparece outros valores.... encaminhei ao suporte da RFB e nada!
Tenho tambem REINF de aluguel, tudo ok na REINF e tem um mes que nao consta todos os proprietarios.

Encaminhei ao CRC solicitando prorrogação do envio dos Informes, visto que a declaração começa só dia 15/03 nao tem o porque o prazo continuar ultimo dia de fevereiro se nao inicia mais em 01/03.

Mas nada, ninguem oficialmente se manifesta, nao temos um canal que nos de suporte. Dá impressão que os erros são só nossos.

Janaina Cristov
JL Cristov Contabilidade
MARIA LUCIMAR DOS SANTOS

Maria Lucimar dos Santos

Prata DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 2 semanas Terça-Feira | 24 fevereiro 2026 | 15:15

Boa Tarde!

Pessoal onde estão encontrando essa DIRF Digital  ano base 2025 que estão falando nesse tópico?
Segui o passo a passo lá nos serviços do contribuintes/outras declarações /DIRF , e somente tem DIRF até o ano base de 2024
Alguns falando aqui que os valores não estão batendo direito, mas eu não achei foi valores nenhum , sendo que todo mês foi mandado e-social tudo certinho .
Já estou ficando doida 

Obrigada colega André Elias, ontem a noite mesmo consegui acessar, não estava conseguindo porque o site estava instável.

Maria Lucimar
Aracaju/SE.

Maria Lucimar dos Santos
Assessorize Contabilidade
(79) 3021-4672

Nossa Missão: Satisfação e garantia de bons serviços aos clientes.
Nossa Visão: Ser uma empresa reconhecida pela sua credibilidade
André Elias de Almeida Camargo

André Elias de Almeida Camargo

Bronze DIVISÃO 5 , Contador(a)
há 2 semanas Quarta-Feira | 25 fevereiro 2026 | 07:56

Bom dia. 

Maria Lucimar, não há mais DIRF a partir de 2026/2025. Você deve acessar o Portal de Serviços RFB, conforme link abaixo:

https://servicos.receitafederal.gov.br/

Faça o login com certificado digital. Em seguida clique em 'negócios', depois em 'declarações', e em seguida 'consultar rendimentos pagos e retenções'.

Mas vamos ao meu caso. Aqui, estou analisando os valores relativos aos códigos de receita 1708/ 3208/ 5952, ou seja, retenções havidas em notas fiscais de serviços tomados, e alugueis. Além disso, também estou analisando os valores de Lucros e Dividendos, além do IRRF sobre JCP.

Estas informações nós inserimos via EFD Reinf mensalmente, e estão conferidos, EFD Reinf x Dctfweb.

No portal de serviços, os totalizadores não fecham 100%. Mas na tela inicial aparece a informação  'Parcial', o que nos leva a crer que nem todos os valores estão totalizados ainda.

É impressionante como temos uma infeficiência neste modelo que nos foi imposto. Não há detalhamento, não há informação de divergência. Prazos exíguos. 

Não temos representação.

Algum dos colegas está passando por essa situação também?

Ótimo dia... 

André Camargo
Campinas-SP

19 98123-4067
Simone Matheus

Simone Matheus

Prata DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 2 semanas Quarta-Feira | 25 fevereiro 2026 | 11:36

Bom dia amigos!
No meu caso, estão aparecendo valores no Extrator no campo de Previdência Complementar, sendo que nenhum dos meus clientes possui tal desconto. Outra coisa que reparei, os valores tributáveis também não batem...como estão fazendo para conferir?

Tudo tem seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu.
Janaina Cristov Ferrari

Janaina Cristov Ferrari

há 2 semanas Quarta-Feira | 25 fevereiro 2026 | 12:29

Bom dia

mais uma do Extrator! Em algumas empresas o valor total de 2025 nao bate com a soma mensal do proprio extrator.
Na primeira tela os rendimentos tributaveis apresenta um valor geral que bate com a soma mensal do proprio extrator mas, ao clicar em detalhar no total de 2025 para obtermos separado por codigo, o valor apresentado no codigo 0561 é um valor diverso...nao é nem do total geral, nem da soma mensal e nao dá para clicar nele igual é possivel nas deduções.
Ou seja erro de tela/soma do extrator. Isso aconteceu para rendimentos tributaveis e rendimentos isentos (lucros).
Nao bastasse ter que conferir o mensal com a Folha, agora temos que conferir a soma do proprio extrator?

Janaina Cristov
JL Cristov Contabilidade
Derson Godoy Freitas

Derson Godoy Freitas

Iniciante DIVISÃO 3 , Analista Informática
há 2 semanas Quarta-Feira | 25 fevereiro 2026 | 20:34

Boa noite,

Estamos com dificuldades nos valores do Extrator, nosso valor entre Sistema e E-Social esta ok, porem, não sabemos o que o Extrator esta considerando em cada item. O que ele considera Rendimentos Tributáveis por exemplo ?

Não seria mais pratico ter uma opção de filtro por CPF no Extrator para entender o que realmente esta incorreto e sanar os problemas dentro do prazo da Entrega da DIRF ?

Sem mais
Derson

Fiscal Campinas

Fiscal Campinas

Iniciante DIVISÃO 1 , Analista Fiscal
há 2 semanas Quinta-Feira | 26 fevereiro 2026 | 08:20

Bom dia, pessoal!
Tenho encontrado alternativas para verificar os valores retidos para pessoa fisica, ok!
Mas e para pessoa jurídica x pessoa jurídica, não tem mais obrigatoriedade de enviar o Informe de Rendimentos? São aqueles valores retidos nos códigos 1708/8045 que declaramos na REINF no R4020. Tem prestador de serviço pessoa jurídica que a empresa ocntratou em 2025 pedindo o Informe.

Nayara de Souza Rocha

Nayara de Souza Rocha

Iniciante DIVISÃO 1 , Analista Fiscal
há 2 semanas Quinta-Feira | 26 fevereiro 2026 | 09:58

Bom dia, pessoal!

Alguém conseguiu contato com a Receita Federal do Brasil para verificar as diferenças que o extrator não está buscando da REINF?
Não encontramos nenhum manual orientativo sobre esse assunto. Caso alguém tenha acesso a algum outro canal de comunicação com a Receita Federal além do chat disponível no e-CAC — poderia, por gentileza, nos informar?

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade