x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 3

acessos 6.743

Leandro Miotto Mendes

Leandro Miotto Mendes

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 13 anos Quarta-Feira | 27 outubro 2010 | 15:44

Boa tarde a todos

Pesquisei nos tópicos porém não encontrei nenhuma base legal que pudesse me confirmar que o INSS dos empregados de uma obra de construção civil podem ser descontados no valor do INSS total da obra. Será que alguém poderia me ajudar, estou com um pouco de urg~encia e não consigo encontrar nenhuma base legal para informar meu cliente.

Desde já agradeço

André Rosaneli

André Rosaneli

Iniciante DIVISÃO 3, Consultor(a) Recursos Humanos
há 13 anos Quarta-Feira | 27 outubro 2010 | 17:59

Leandro... o que pode ser deduzido do valor do INSS apurado pelo ARO (cálculo do INSS da obra) é a base de cálculo do INSS na folha de pagamento dos salários dos empregados.
Exemplo: Se você pagou R$ 1.000,00 por mês para um Pedreiro, durante 6 meses, terá como "crédito" à ser deduzido, o valor de R$ 6.000,00. (1.000,00 x 6).

Mas deve atentar-se pois, não são todos os empregados da obra que têm sua base de cálculo utilizada para a respectiva dedução. Mestre de Obras, Vigias, entre outros, não são utilizados para tal abatimento.

Espero ter contribuido para o seu entendimento.

Abraço!

André Rosaneli
"Um bom lugar, se constrói com humildade... é bom lembrar"
Sandra Veiga

Sandra Veiga

Prata DIVISÃO 1, Não Informado
há 13 anos Segunda-Feira | 20 junho 2011 | 13:35

Boa tarde a todos

Tenho um cliente, uma construtora que é responsavel pelo CEI de uma obra. Ele contratou um empreiteira para fazer a obra. Ele gostaria de saber o valor de INSS a pagar da obra para emissão de CND. Pediu o calculo com base nas Notas Fiscais emitidas pela empreiteira apenas.
Seguem os dados:
Valor de mão-de-obra nas NF's = 253.000,00
40% = 101.200,00 x 36,8% = 37.241,60

Seria assim o cálculo?

E em que momento posso compensar os valores pagos em folha de pagamento, mediante GFIP da obra?

Seguem demais dados que tenho:
Retenção em NF (11%) - 27.830,00
Valor de salário contribuição informado em GFIP da obra - 113.987,06

Alguém poderia me ajudar?

Att.,
Sandra Veiga

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.