x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 8

acessos 13.824

Nit ou Pis para socios de empresa?

Ericka  Maria

Ericka Maria

Prata DIVISÃO 4, Supervisor(a) Recursos Humanos
há 13 anos Quinta-Feira | 4 novembro 2010 | 14:21

Boa Tarde

Estou com um problema aki, temos 3 empresas novas e todos os tres socios não tem PIS, fui no site da previdencia social para fazer a inscrição dele no NIT, porém por incrivel que pareça todos 3 deram divergencia nos dados cadastrais do CPF na receita federal, portanto não consigui fazer a inscrição no INSS.

A minha única sáida é preencher uma DCT, solicitando um numero de PIS (pela caixa economica), mas não sei se é viável.

Alguem já teve alguma situação parecida?

No aguardo
Ericka

Sucesso é a constância do Propósito.
Vania Zanirato
Moderador

Vania Zanirato

Moderador , Encarregado(a) Pessoal
há 13 anos Quinta-Feira | 4 novembro 2010 | 15:15

Olá Ericka
Já tive sim e solicitei que os mesmos regularizassem suas situações junto a receita federal para cadastramento na Previdencia Social, pois entendo que o PIS se enquadra na categoria de Empregados.

Att,

Vânia Zaniratto

"Respeite as Regras do Fórum"
Ericka  Maria

Ericka Maria

Prata DIVISÃO 4, Supervisor(a) Recursos Humanos
há 13 anos Quinta-Feira | 4 novembro 2010 | 15:53

Sim, mas quando o socio já tem um numero de PIS, continuamos fazendo os recolhimentos por ele mesmo..., dessa forma não haveria problema, correto?

Sempre tive muita duvida com relação a essa diferença entre o numero de NIT e PIS.

Att
Ericka

Sucesso é a constância do Propósito.
Vania Zanirato
Moderador

Vania Zanirato

Moderador , Encarregado(a) Pessoal
há 13 anos Quinta-Feira | 4 novembro 2010 | 15:58

Isso mesmo, quando o sócio já possui o número de PIS mesmo que você queira cadastrar como conribuinte individual aparece que ele já é cadastrado. Agora, quando não tem dou preferencia em cadastrá-los na Previdencia Social como contribuinte individual.

Att,

Vânia Zaniratto

"Respeite as Regras do Fórum"
Sol Bonfim

Sol Bonfim

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 11 anos Quarta-Feira | 29 agosto 2012 | 14:56

Boa tarde,

Houve alguma mudança em relação ao NIT e PIS, o formulário mudou mudou. certo.
A pessoa recolheu inss como autônomo, agora está sendo registrado numa empresa privada pela primeira vez, tenho que cadastrá-lo no PIS, ou poderá usar o mesmo numero de autônomo (NIT), houve alguma mudança em relação a isso?

Obrigada

ANDRE FABRICIO

Andre Fabricio

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 11 anos Quarta-Feira | 29 agosto 2012 | 15:05

Olá Sol Bonfim,

O sistema da caixa, MTE e CAGED tem um reconhecimento diferenciado, pois ao informar um funcionario somente com NIT cadastrado na internet o sistema do caged não reconhece.

seu NIT é a mesma numeração do PIS, a diferença é que o NIT é cadastrado por orgaos governamentais e o PIS é cadastrado pela empresa que fez seu primeiro registro. Mas como ambos os números utilizam o mesmo cadastro, no momento em que voce for registrado, automaticamente seu NIS será vinculado ao PIS e você passará a possuir apenas um número.

"O Poder da tua INVEJA é a velocidade do meu SUCESSO"
Sol Bonfim

Sol Bonfim

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 11 anos Quarta-Feira | 29 agosto 2012 | 15:18

Obrigado André,

Então, se o CAGED não reconhece o NIT, para registro em empresa, será necessário cadastrar essa pessoa no PIS. é isso?

Obrigada

ANDRE FABRICIO

Andre Fabricio

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 11 anos Quarta-Feira | 29 agosto 2012 | 15:21

Isso mesmo Sol Bonfim, no momento do cadastro a caixa vai identificar o NIS e vincular ao PIS.

Se preferir vc pode ate levar o Nº do NIT para facilitar o trabalho da Caixa.

"O Poder da tua INVEJA é a velocidade do meu SUCESSO"

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.