x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 20

acessos 8.859

Retificação Gfip e CAGED

alcir alfredo dufeck

Alcir Alfredo Dufeck

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Contabilidade
há 13 anos Quinta-Feira | 11 novembro 2010 | 11:59

bom dia
um cliente nosso nos comunicou do desligamento de uma empregada, ela pediu demissao ainda no periodo de experiencia.
a rescisao foi feita dia 11/10.
até ai tudo certo.
ai gerei as folhas de pagamento e o adiantamento do decimo terceiro q o cliente nos pediu, mandamos pra ele e ele pagou o fgts e depois veio dizer q esqueceu de nos comunicar q a empregada mudou de ideia e resolveu ficar na empresa.
agora como retifico a gfip e o caged? pois ira mudar os valores de fgts recolhidos.
gostaria se alguem pudesse me ensinar passo a passo essas duas retificaçoes, pois nunca as fiz nem no caged nem na gfip.

desde ja agradeço.

obrigado

Vania Zanirato
Moderador

Vania Zanirato

Moderador , Encarregado(a) Pessoal
há 13 anos Sexta-Feira | 12 novembro 2010 | 09:02

Alcir vamos lá...

No CAGED você deverá enviar um arquivo ACERTO, corrigindo as informações, pois o arquivo subscreve o já enviado.
No SEFIP faça uma nova movimentação informando o empregado informado incorretamente na opção "branco", pois haverá recolhimento e os demais empregados na modalidade 9, para confirmar as informações anteriores.
De acordo com o Manual GFIP, a retificação de informações anteriores, substitui a anteriormente apresentada.

Att,

Vânia Zaniratto

"Respeite as Regras do Fórum"
alcir alfredo dufeck

Alcir Alfredo Dufeck

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Contabilidade
há 13 anos Sexta-Feira | 12 novembro 2010 | 11:22

blza a sefip ja ta tudo certo, agora o ACI q nao sei utilizar direito...
cadastrei a empresa, mas a empregada, em atualização, nesse caso coloco inclusao ou exclusao? e na competencia, coloco a data da competencia errada?
no caso seria 10/2010, mas da um erro dizendo q a competencia do acerto é diferente ao da admissão. o ACI só aceita colocar a competencia 08/2010, q foi a competencia da admissão. tb tenho duvida no tipo de movimento q colocarei, 10, 20, 25, 31, 32 ou 35?
desculpem a ignorancia, mas nunca me deparei com esse tipo de problema :/

o INSS nao foi pago, gerei nova guia...

Vania Zanirato
Moderador

Vania Zanirato

Moderador , Encarregado(a) Pessoal
há 13 anos Sexta-Feira | 12 novembro 2010 | 11:30

Alcir

No ACI atualize o parametro para 10/2010, você deve fazer o cadastro em ACERTO... Cadastro de ACERTO... Preencha todas as informações, com a opção exclusão selecionada, pois você deseja excluir uma rescisão informada correto? Informe a competencia, que no caso é 09/2010 e transmita.

Att,

Vânia Zaniratto

"Respeite as Regras do Fórum"
RAFAEL THIAGO MENDES

Rafael Thiago Mendes

Iniciante DIVISÃO 4, Advogado(a)
há 12 anos Terça-Feira | 29 novembro 2011 | 11:27

Meu caso, acredito, também é de retificação.

Funcionária contratada por condomínio por prazo determinado a título de experiência.

Término do prazo 30/10/2011. A funcionária não atendeu ligações para formalizar a rescisão. Só apareceu no dia 10/11/2011, quando, então, foi coumincada que o contrato havia sido extinto automaticamente. Não trabalhou nenhum dia após o prazo do contrato. Contrato não foi prorrogado para prazo indeterminado.

A síndica só informou isso tudo lá pelo dia 17/11/2011.

A administradora do condomínio tá dizendo que não é possível constar no TRCT a extinção havida no dia 30/10/2011, pois o fechamento se dá no 3º dia útil do mês subsequente.

Dessa forma, eles dizem que não conseguem incluir a informação na GFIP nem informar ao CAGED.

Nesse caso, é possível proceder às retificações? Como é o procedimento? Precisamos resolver logo essa pendência. Se tiver alguém que possa nos ajudar, ficarei muito agradecido.

Sou advogado do condomínio e não entendo nada da parte contábil.

Agradeço desde já.

Eduardo De Limas
Moderador

Eduardo de Limas

Moderador , Contador(a)
há 12 anos Segunda-Feira | 11 junho 2012 | 19:42

Amdias Boa Noite;

Você deve enviar um arquivo de acerto da compentecia 03/2012;
Informar todos as informações prestadas anteriormente e acrescentar o novo funcionário;

Para realizar o acerto você deve utilizar o aplicativo Novo ACI v1.3.2 (faça o download clicando aqui)

Como você vai precisar enviar o acerto, com uma nova informação omitida anteriormente deve tambem efetuar o recolhimento da multa. ( clique aqui para mais informações )

Abraços

Att

ALEXSANDRA ARAUJO

Alexsandra Araujo

Bronze DIVISÃO 2, Economista
há 12 anos Segunda-Feira | 11 junho 2012 | 23:42

Boa noite Eduardo tudo bem?
Enviei a GFIP competencia 11/2011 informando o valor dos salários e do adiantamento do 13ºsalario. Em seguida verifiquei que o valor do adiant. do 13º estava errado. Posso simplesmente reenviar outra GFIP com os dados corretos?

Grata,

ALEXSANDRA ARAUJO

Alexsandra Araujo

Bronze DIVISÃO 2, Economista
há 12 anos Terça-Feira | 12 junho 2012 | 00:04

Obrigada Eduardo, só mais uma coisa a gfip referente ao 13º salário deve ser enviada separadamente?
Na Gfip de 12/2011 não informo o valor do 13º?

Muito obrigada mesmo!

Eduardo De Limas
Moderador

Eduardo de Limas

Moderador , Contador(a)
há 12 anos Terça-Feira | 12 junho 2012 | 00:20

Alexsandra Araujo;

Na competencia do mês 11/2011 devera ser informado o valor da primeira parcela do 13º Salario, para fins de apuração do FGTS; (o FGTS da primeira parcela do 13º Salario sera recolhindo na mesma guia de FGTS da competencia do mês 11/2011);

Na competencia do mês 12/2011 devera ser informado o valor da segunda parcela do 13º Salario, para fins de apuração do FGTS; (o FGTS da segunda parcela do 13º Salario sera recolhindo na mesma guia da competencia do mês 12/2011);

Na competencia 13º Salario, deve ser informado o valor integral do 13º Salário, para fins de recolhimento da previdencia social. (GPS 13º Salario "esta sefip não gera guia de FGTS");

Abraços

Att

Adriana Balabenute

Adriana Balabenute

Prata DIVISÃO 3, Técnico Contabilidade
há 12 anos Terça-Feira | 12 junho 2012 | 07:47

Preciso corrigir SEFIP, poderiam me corrigir se eu estiver errada:

Competência 11: colocar 50% do 13º

Competência 12: tenho que informar o valor restante do 13º e tenho que informar tambêm o valor total do 13º (1ª e 2ª), não sei onde colocar esta informação, pois se eu coloco o valor total no campo 13º eu vou pagar FGTS em duplicidade da 1ª parcela.

Competência 13: somente deve ser preenchida se tiver um valor a recolher a maior, do que informado na comp. 11 e 12? Esta foi a informação que me passaram no 0800, mas pelo o que eu li aqui, tem que ser informado o valor total no campo Base de calculo do 13º Sal Prev social.

Dissidio:
1- Cod. recolhimento 650;
2 -Preencher campo de remuneração a diferença do aumento;
3 -Marcar diferença de FGTS;
Código da GPS: 2950
No campo de Informações Complementares preencher:
1 - Processo: (se for convenção nº administrativo no MTE) .
2 - Ano:
3- Vara: 05 p/ acordo e 07 p/ convenção
4 - Período de início e fim: este período é o tempo da abertura e encerramento da convenção?
Valor descontado do segurado: aqui deve ser informado o valor já recolhido na mesma competência?
No Fechamento da SEFIP: vai pedir codigo de movimento, indicar se convenção, acordo ou dissídio.

AMDias

Amdias

Iniciante DIVISÃO 3, Auxiliar Depto. Pessoal
há 12 anos Terça-Feira | 12 junho 2012 | 08:11

Bom dia!


Alguém tem algum tipo de passo a passo para enviar o CAGED de 03/2012 acerto, ja abaixei a nova versão do ACI 1.3.2. Fica dando este erro:Declaração deve possuir pelo menos um estabelecimento. (Erro 118)

Help?????????????

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.