x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 425

acessos 228.931

Conectividade Social ICP (com Certificado Digital)

Jéssica Alencar

Jéssica Alencar

Bronze DIVISÃO 4, Técnico Contabilidade
há 12 anos Terça-Feira | 18 outubro 2011 | 11:30

Bom dia!

Por favor, alguém pode me ajudar,,,

A pessoa que seja responsável por duas empresas, o sócio, se ele comprar um certificado tipo e-CPF ele poderá usar para as duas empresas? com todas as funcionalidades?...ele não precisa comprar e-cnpj para cada empresa?...ele pode usar o e-cpf para a conectividade social também?

ou como devo proceder

Obrigada

Cláudio

Cláudio

Bronze DIVISÃO 2, Aprendiz
há 12 anos Terça-Feira | 18 outubro 2011 | 16:22

Os certificados emitidos pela Caixa Economica Federal a partir de 31/10/2008 vencem em 30/10/2011, devendo ser renovado até esta data. Fiz todo o precedimento descrito no "roteiro de renovação" disponível em http://icp.caixa.gov.br porém o que consegui foi obter um novo certificado idêntico ao anterior, inclusive com a mesma data de validade. Alguem conseguiu obter êxito na renovação do certificado?

Jéssica Alencar

Jéssica Alencar

Bronze DIVISÃO 4, Técnico Contabilidade
há 12 anos Sexta-Feira | 21 outubro 2011 | 11:42

Bom dia!

Por favor, alguém pode me ajudar,,,

A pessoa que seja responsável por duas empresas, o sócio, se ele comprar um certificado tipo e-CPF ele poderá usar para as duas empresas? com todas as funcionalidades?...ele não precisa comprar e-cnpj para cada empresa?...ele pode usar o e-cpf para a conectividade social também?

ou como devo proceder

Obrigada

Fabiano Machado Costa

Fabiano Machado Costa

Bronze DIVISÃO 3, Técnico Contabilidade
há 12 anos Sexta-Feira | 21 outubro 2011 | 12:38

Cláudio Luiz,

Aconteceu o mesmo problema comigo!

Liguei pra Caixa pra saber informação e me disseram que tem uma modalidade de cartão que não dá pra fazer renovação pelo site, mas que terá de ser feita pela agência com emissão de novo certificado com pagamento de um valor reduzido de renovação.

É brincadeira! Quando comprei o cartão da minha empresa foi com intenção de que fosse por 3 anos e me informaram que a renovação poderia ser feita por até 3 vezes no site e agora veio essa novidade!

É por essas e outras que evito a Caixa Econômica. Os cartões de meus clientes estou emitindo pela Certisign. Eles fazem o cartão já com validade de 3 anos e a renovação pode ser pelo site.

Imagine só se eu tivesse feito os cartões pela Caixa? Aqui temos em torno de 300 clientes. Imagine a cada 1 ano ter de ir na agência da Caixa para cada um desses clientes fazer a renovação? A Caixa está regredindo cada vez mais e mais enquanto as concorrentes avançam.

UM CONSELHO: Quando forem comprar certificado digital não comprem pela Caixa, comprem pela certisign, pelo serasa ou qualquer outro. São muito mais organizados.

Luciano Candido

Luciano Candido

Ouro DIVISÃO 1, Analista Pessoal
há 12 anos Quinta-Feira | 27 outubro 2011 | 16:21

Respondendo as diversas perguntas deste tópico....


Pergunta:
Quem é que precisa do Certificado Digital para acessar o Conectividade Social ICP? ou Estou obrigado a ter o Certificado Digital para acessar o Conectividade Social ICP?

Resposta:
Somente as empresas ou pessoa física com funcionário registrado que irão utilizar os serviços abaixo:

-Alterar endereço do trabalhador (funcionário da empresa);
-Comunicar movimentação do trabalhador (gerar a chave para o saque do FGTS) ;
-Consultar Extrato do FGTS - Créditos Compl. LC 110/2001;
-Retificar Dados do Trabalhador - RDT;
-Simular Cálculo da GRRF/Gerar GRRF (guia da multa do FGTS 40%);
-Solicitar extrato do trabalhador (extrato do FGTS);
-Solicitar extrato para fins rescisórios (extrato do FGTS);
-Solicitar informações de saldo - IS;
-Solicitar relatório de contas com incosistências cadastrais;
-Visualizar retificações realizadas (visualizar as RDTs efetuadas via online);
-Visualizar/Download/Reimprimir GRRF (guia da multa do FGTS 40%).

As empresas que estão inativas ou somente vão informar o Pró-Labore NÃO precisam de Certificado Digital, pois podem ser enviadas com o Certificado do seu contador e nem precisa fazer procuração para isso, agora, se a empresa (inativas ou somente pró-labore) não tem contador, então será obrigado a ter o certificado digital.


===========================================
                    J E S U S     T E     A M A
 A comunicação começa com um sorriso.
           Deus é Jóia, o resto é bijuteria.
FERNANDO DAMETTO

Fernando Dametto

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 28 outubro 2011 | 15:21

Boa tarde

E sobre as empresas que tem empregados e no momento queiram transmitir somente o arquivo do sefip (Movimentação mensal) e não rescisão, elas não precisam ter o certificado, podendo utilizar o certificado do contador?

Luciano Candido

Luciano Candido

Ouro DIVISÃO 1, Analista Pessoal
há 12 anos Sexta-Feira | 28 outubro 2011 | 15:29

Fernando Dametto

Sim.


===========================================
                    J E S U S     T E     A M A
 A comunicação começa com um sorriso.
           Deus é Jóia, o resto é bijuteria.

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 12 anos Sexta-Feira | 28 outubro 2011 | 22:56

Jéssica Alencar

Não é dessa maneira que funciona. O certificado para conectividade tem que ser um certificado da empresa. Então cada empresa precisará de um certificado.

Luciano Candido está correto. A caixa e todas as outras unidades certificadoras estão omitindo esse fato, com intenção de vender mais certificados. Ao meu ver, essa é uma ação digna de acusação criminal contra a Caixa Economica, que é a responsável por passar essas informações.

Para falar a verdade, a exigencia de um certificado já seria motivo de contestação e denúncia no ministério público, mas o brasileiro é ignorante e aceita tudo de goela abaixo. Temos provas concretas para esse argumento. Basta fazer um comparativo com Receita Federal, que aceita que a procuração seja feita sem que o cliente precise de um certificado. As hipóteses levantadas seriam duas: a Caixa evitou o modelo da Receita Federal para se livrar de ter que fazer processos manuais de outorga de procurações ou, o mais provável, o Lobby! Como todos sabem, a Caixa é um banco do governo, e o correio, que também vende certificados, também é uma empresa do governo. Fora isso também podemos considerar os acordos que devem ter sido firmados com as grandes empresas certificados, que devem financiar partidos políticos e pagar propinas.

LEILIANA GOMIDES

Leiliana Gomides

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 12 anos Sábado | 29 outubro 2011 | 11:58

Olá!

Gostaria de saber se alguém pode me orientar em como conseguir o Certificado Digital para realizar movimentação do FGTS/INSS através da conectividade ICP? Havia entendido que entraria no https://conectividade.caixa.gov.br preencheria um formulário e iria até a caixa (com os documentos e pen drive) para comprar o certificado, é isso mesmo? Porém não consigo nem acessar a página do conectividade...

Grata,
Leiliana

---
Leiliana Gomides
Marcio Teles

Marcio Teles

Prata DIVISÃO 5, Auxiliar Escritório
há 12 anos Sábado | 29 outubro 2011 | 12:09

Leiliana .. td bem

Primeiro vc tem que ter o certificado e depois acessar o site da ICP.
Seus Clientes devem passar procuração para vc fazer as movimentações nas contas dos funcionários.

blza

Marcio Teles
Contador


LEILIANA GOMIDES

Leiliana Gomides

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 12 anos Sábado | 29 outubro 2011 | 12:48

Oi Márcio...

Muito obrigada pela informação... encontrei também essa orientação, veja passo a passo o procedimento de obtenção da Identidade Digital CAIXA para pessoa jurídica.

1. Faça a solicitação eletrônica
- Solicite seu certificado através do preenchimento do formulário eletrônico.
- Preencha os dados atentamente pois suas informações pessoais inseridas no formulário de solicitação são gravados na Identidade Digital CAIXA, após a comprovação por meio de documentos

2. Junte os documentos necessários
Empresa
- Ato constitutivo, devidamente registrado no órgão competente
- CNPJ - Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica ou CEI - Cadastro Específico do INSS

Representantes legais
- CPF - Cadastro de Pessoa Física
- Cédula de Identidade ou Passaporte;
- São considerados os documentos emitidos pelas Secretarias de Segurança Pública bem como os que, por força de lei, equivalem a documento de identidade em todo o território nacional, desde que contenham fotografia.
- Comprovante de residência emitido há no máximo 90 dias.
- Caso o documento apresentado tenha sido emitido há mais de 5 anos, levar uma foto individual para documento (3x4), colorida e recente.
- Passaporte ou Carteira Nacional de Estrangeiro - CNE, se estrangeiro
Responsável pelo uso do certificado
O responsável pelo uso do certificado é a pessoa que detém a senha do certificado. Preferencialmente, deve ser um dos representantes legais da empresa
- Cédula de Identidade ou Passaporte
- São considerados os documentos emitidos pelas Secretarias de Segurança Pública bem como os que, por força de lei, equivalem a documento de identidade em todo o território nacional, desde que contenham fotografia.
- Comprovante de residência emitido há no máximo 90 dias.
- Caso o documento apresentado tenha sido emitido há mais de 5 anos, levar uma foto individual para documento (3x4), colorida e recente.
- Passaporte ou Carteira Nacional de Estrangeiro - CNE, se estrangeiro
- CPF- Cadastro de Pessoa Física
- Comprovante de residência emitido há no máximo 90 dias, em que constem o nome do titular, data de emissão e CEP (contas de água, luz, telefone, extratos bancários ou contrato de aluguel).
- Número de Identificação Social - NIS (PIS, PASEP, CI ou NIT), opcional

3. Compareça a uma agência habilitada
- O titular do certificado deverá comparecer para validação presencial na agência escolhida portando os documentos (original e cópia simples).
- Não é permitida a representação do titular do certificado por meio de procuração
- Descubra a agência habilitada mais perto de você

4. Realize o pagamento
- Feito na própria agência no momento da emissão.
- Consulte nossa tabela de tarifas

5. Prepare o seu computador
- Seu computador precisa ser preparado para emitir o certificado digital da CAIXA. Será necessário:

- Sistema operacional Windows XP ou 2000
- Navegador Internet explorer 6 ou 7
- Possuir leitora de smartcard instalada
- Possuir Gerenciador de certificado instalado
- Possuir Cadeia de certificação da Caixa instalada


6. Faça a emissão do seu certificado
- Consiste na geração das chaves pública e privada, e da gravação da Identidade Digital CAIXA no Cartão Inteligente ou Token para certificados digitais do tipo A3. Os certificados do tipo A1são gravados em disquete ou pendrive. Já os certificados de aplicação são emitidos em software específico
- A emissão do certificado digital é realizado no site da CAIXA após a apresentação de seus documentos na agência.
- Para emitir a Identidade Digital CAIXA é necessário informar o par de códigos recebido na agência.

Fonte: http://www.certificado.caixa.gov.br

---
Leiliana Gomides
Caroline Parente

Caroline Parente

Bronze DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 12 anos Segunda-Feira | 31 outubro 2011 | 13:39

Boa tarde pessoal..

Estou cheia de dúvidas, tenho poucas empresas.
Já possuo o E-cpf, onde entrego Dacon, DCTF e gero impostos municipais.
Minha dúvida seria , posso utilizar o mesmo certificado ?
Meus clientes sem funcionários, onde apenas informo o pro labore para previdência, precisa cada um ter seu certificado ?
Concordo plenamente com o contabilista Ramon Vago, um absurdo ter que adquirir cada empresa seu certificado, sendo que passando a procuração para o contador já seria suficiente.
Espero que possam me ajudar, não consigo uma informação segura em nenhum órgão competente.

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 12 anos Segunda-Feira | 31 outubro 2011 | 16:25

Caroline, seu caso provavelmente será o mesmo que o da maioria dos contadores. Ninguém esperava por essa exigencia da Caixa e, muito menos, previam quais seriam os requisitos. O certificado CPF só funciona, nesse caso que estamos falando, se nele tiver sido cadastrado o número do CEI do escritório. Assim, equipara-se a uma pessoa jurídica. É muito improvável que seu certificado possua o número do CEI.
As empresas que não possuem funcionários não precisam do certificado.

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 12 anos Segunda-Feira | 31 outubro 2011 | 21:55

Pode ser que isso varie de acordo com a empresa certificadora, não tenho certeza. Pelos correios, se você observar, em uma solicitação de um certificado CNPJ você tem a opção de colocar o número do CEI e também do PIS. Mas no certificado CPF também é possível inserir esses dados. Me parece apenas um deslize do correio, já que, se for um CNPJ, não haverá concomitantemente um número de CEI e de PIS. Ou seja, o mais correto parece ser o certificado CPF com número de CEI incluido. Caso o certificado seja para um funcionário de uma empresa ou escritório, que vai delegar poderes para ele, é necessário inserir o PIS.

Tudo isso depende de sua atenção na hora de preencher o termo de solicitação.

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 12 anos Terça-Feira | 1 novembro 2011 | 10:42

O caso que estou mencionando é quando a contabilidade é responsável por enviar a SEFIP, como na maioria das vezes. O escritório não precisará enviar individualmente um arquivo para cada empresa, certificado por certificado. Você registrará no arquivo SEFIP, como nome de responsável pelos dados, o nome do proprietário do certificado que será usado para enviar o arquivo. Você enviará o arquivo pelo portal da conectividade ICP. Você deve acessar o portal com o certificado do escritório para enviar o arquivo. O que dizem é que o nome do responsável deve bater. Você está enviando o arquivo da SEFIP empresa por empresa, utilizando o certificado de cada uma?

Luiz Felipe Claro Carvalho

Luiz Felipe Claro Carvalho

Bronze DIVISÃO 3, Analista Recursos Humanos
há 12 anos Sexta-Feira | 4 novembro 2011 | 11:44

Pessoal, é o seguinte...
Fiz o curso do Conectividade Social - ICP e já estou usando!
Em primeiro lugar, o escritório precisará fazer o Certificado, os clientes que possuírem funcionários também serão obrigados a fazer ate 31/12/2011. Os clientes precisaram entrar no portar e fazer a procuração eletrônica, passando os poderes para o escritório, a procuração tem o prazo de validade de 12 meses, quando vencer, o cliente precisará fazer uma nova procuração.
Já com a procuração feita, o escritório poderá transmitir todas as SEFIPs, em grupo ou individual, mais se alguma empresa do grupo não tiver a procuração, o mesmo não será transmitido. As empresas sem movimento, ou declaratória, não serão obrigadas a fazer, o escritório poderá informar como o responsável, como é feito hoje.
Porem a controversas, porque o certificado será usado para DIRF, IR, Nota fiscal eletrônica, e vários outros serviços, então isso faz com que todas as empresas tenham o certificado, mais no nosso caso, usando somente para o Conectividade, quem não tiver funcionário, não será obrigado.
Os funcionários do escritório poderão fazer um Certificado de e-CPF, o escritório poderá fazer uma procuração para o mesmo, assim, eles terão acesso a todas as procurações do escritório e será o responsável por todas as transações. Mais ao fazer o seu certificado e-CPF, a caixa vai verificar se você tem vinculo empregatício com o Escritório, e quando você for baixado da Empresa, todas as procurações serão automaticamente interrompidas. O sistema é inteligente, se ele entender que você esta fazendo algo errado, seu cartão será bloqueado e você precisará ir na agencia da Caixa para desbloqueá-lo.
Com esse novo modelo, você continuara fazendo tudo o que vazia antes, mais vale lembrar que a empresa precisa autorizar o escritório, se não o escritório não poderá fazer nada.

Felipe Claro
Marcelo Reis

Marcelo Reis

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 4 novembro 2011 | 12:08

Em resumo, todos Escritórios e Empresas tem que ter o custo com a certificação digital.
Não funcionará como é com a RFB, onde a procuração eletronica idepende de certificação para poder ser outorgada.
A empresa poderá emitir procuração eletronica somente atravéz do certificado.
Tudo isso começa em 01/01/2012
É isso?

Marcelo Reis
Contador
[email protected]
Opçao Contabilidade
Governador Valadares/MG
Caroline Parente

Caroline Parente

Bronze DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 12 anos Sexta-Feira | 4 novembro 2011 | 12:38

Bom dia..

Outro dia entrei no fórum com uma dúvida.
Tenho e-cpf, mas meu CEI não estava cadastrado, aí minha dúvida seria se poderia utilizar o mesmo certificado e apenas solicitar a inclusão do meu CEI.
Depende onde adquiriu o certificado, na Caixa eles fazem a inclusão.
Já pela Fenacon, não.
Mas a Certisign disse que posso apenas adquirir o certificado e incluir no meu cartão, fica mais barato.

Yanna Maria de Medeiros

Yanna Maria de Medeiros

Bronze DIVISÃO 2, Não Informado
há 12 anos Terça-Feira | 29 novembro 2011 | 16:12

Boa tarde!

Estou tentando registrar meu certificado CEI no conectividade e so aparece as opções magistrado ou pessoa física. Qual delas é o meu perfil? Ja liguei pra o suporte tecnológico da caixa e eles não souberam me responder. Estamos no prazo final pra essa certificação, me ajudem!

Boa tarde, sou novata no ramo e queria saber como abrir uma empresa de produtos quimicos? (sabão, detergente, desinfetante... ) procedimentos diferem de outro tipo de empresa? Quem puder me responder, agradeço a atenção.
Erica V.

Erica V.

Prata DIVISÃO 2, Auxiliar Contabilidade
há 12 anos Segunda-Feira | 5 dezembro 2011 | 09:16

Bom dia.
Alguem sabe informar se tem como instalar o Certificado A3 em Cartão e leitora na rede para que varias pessoas possam usar ao mesmo tempo?

obrigada

Erica

Página 10 de 15

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.