x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 425

acessos 228.931

Conectividade Social ICP (com Certificado Digital)

Luciano Candido

Luciano Candido

Ouro DIVISÃO 1, Analista Pessoal
há 13 anos Quarta-Feira | 1 junho 2011 | 15:56

Olá Janio Gama, a conversa sobre o Conectividade Social está em outro tópico..... além disse, o outro tópico possui anexo que poderá te ajudar bastante.


https://www.contabeis.com.br/forum/topicos/51377/nova-conectividade-social/ultima#255889


===========================================
                    J E S U S     T E     A M A
 A comunicação começa com um sorriso.
           Deus é Jóia, o resto é bijuteria.
leonardo Chiaratti

Leonardo Chiaratti

Iniciante DIVISÃO 2, Analista Informática
há 13 anos Quarta-Feira | 1 junho 2011 | 16:14

Olá Janio,
Trabalho com suporte de TI, posso te passar as seguinte esperiencias:
- sim toda empresa tera que ter o certificado digital
- o certificado consiste em um arquivo com as informações da empresa gravadas num chip (parecido com de celular).
- midia - este chip pode ficar num pendrive , ou num cartão (parecido como de credito/debito).
- O preço vai variar, de acordo com a empesa que vc comprar.
Já trabalhei com Certising, Pronova, e o proprio Correios.
Atente para o fato que os sócios da empresa terão que ir presencialmente a uma destas empresas. Tudo devidamente agendado, pago, etc... pela internet.
Se na sua cidade não tiver nenhuma empresa destas, consulte a Associação comercial, Sesc, Sebrae, etc...
Prefira os Pendrives. Além de práticos, minhas leitoras de cartão sempre dão defeito.
Atente pelos tipos de certificados.. A3 = tres anos de validade = mais caro.
A1 = um ano de validade = mais barato.

Este certificado digital é a entrada para "todas" as movimentações na receita feredal. Sera uma "mão na roda"

Espero ter ajudado.

Deutschmann

Deutschmann

Prata DIVISÃO 3, Não Informado
há 13 anos Quarta-Feira | 1 junho 2011 | 17:13

Boa tarde.

Apenas para complementar as informações fornecidas pelo Sr. Lenoardo.

O certificado é formado por duas chaves ( número), uma pública , que fica armazenado na autoridade certificadora (AC) e uma chave privada que fica em posse do usuário, estas chaves são criptografadas em RSA de 1024 bits, assim para quebrar essa chave um computador comum levaria anos.

Os certificado da ICP-Brasil são emitidos no padrão X.509v3, este padrão é aceito internacionalmente. Além de ser usado em sites do governo, pode ser usado para assinar documentos e emails reconhecidos legalmente.

Toda empresa que precisar fazer movimentação nas contas dos trabalhadores nela vinculado, será obrigada adquirir o e-CNPJ ou e-CPF com o CEI vinculado.
Para empresas do lucro real e presumido, o responsável pela empresa e o contador terão de adquirir o certificado e-CPF, com segurança mínima tipo A3, para assinar os SPED/FCONT (em breve para todas empresas).

Para uma empresa se tornar Autoridade Certificadora (AC) ICP-Brasil, esta deve pagar uma taxa inicial de apenas R$600.000,00 e uma anual de R$100.000,00 para o governo.

Atualmente a FENACON não é reconhecida como AC pela CAIXA.





O governo é reflexo de seu povo.
SOLANGE SEIXAS MURRO

Solange Seixas Murro

Iniciante DIVISÃO 4, Assistente Recursos Humanos
há 13 anos Sexta-Feira | 17 junho 2011 | 15:29

Boa Tarde, gostaria de uma informação não estou conseguindo fazer o registro de com o Certificado e-CPF A3 pois não tem como finalizar aparece uma mensagem de erro pede para colocar o CNPJ da empresa que será representada então coloco e ele não aceita, me ajudem por favor

Luis Alves

Luis Alves

Ouro DIVISÃO 1, Analista Pessoal
há 13 anos Sexta-Feira | 15 julho 2011 | 16:11

Ocimar.
O conectividade serve para movimentar a conta de funcionários com FGTS, no caso senão tem nenhuma funcionário registrado, não há necessidade de fazer o mesmo.

-
Luis Alves
Administração de Pessoal
Felipe Guido

Felipe Guido

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 13 anos Sexta-Feira | 15 julho 2011 | 16:31

Boa tarde,

Eu tenho uma empresa que é Produtor Rural Pessoa Física, possui CNPJ normal, e seus funcionários eram registrados através desse CNPJ.

Mas nunca houve um Contrato de constituição da empresa, justamente por ser Produtor PF.

E para fazer a Certificação Digital pedem o contrato de constituição, e quando falamos que não temos eles falam que tenho que fazer o e-CPF e não o e-CNPJ.

Achei estranho pois no programa anterior acessamos todos os dados dessa empresa através do CNPJ dela.

Alguém teve alguma situação parecida que possa me dizer como ficou resolvido?

Obrigado.

At.

Felipe Guido.
Luis Alves

Luis Alves

Ouro DIVISÃO 1, Analista Pessoal
há 13 anos Sexta-Feira | 15 julho 2011 | 17:18

Felipe, mas como vocês conseguiram fazer o CNPJ sem ter contrato ou ata? estranho ... porque para se fazer a inscrição do CNPJ é exigido um contrato de constituição, sem exceção, certo? no caso de produtor rural geralmente é usado CEI.

-
Luis Alves
Administração de Pessoal
Valdineis Junior

Valdineis Junior

Prata DIVISÃO 3, Auxiliar Depto. Pessoal
há 13 anos Sábado | 16 julho 2011 | 13:43

Felipe, você tem certeza que esse produtor rural pessoa física tem realmente um CNPJ? Pois neste casos, se tratando de pessoa fisica, o produtor possui uma matrícula CEI e não CNPJ.
A certificação digital de um Produtor Rural PF é um e-CPF vinculado a matricula CEI e, em vez de usar um Contrato de Constituição de Empresa, o documento que deverá ser usado para a Certificação é a Escritura da Propriedade ou o Contrato de Arrendamento (entre outros contratos) junto à matrícula CEI (e outros documentos pessoais do Produtor).
Digo isso pois trabalho em um Sindicato Rural e estamos já orientando nossos associados à fazer a Certificação Digital.

Leila

Leila

Prata DIVISÃO 5, Não Informado
há 13 anos Quarta-Feira | 20 julho 2011 | 15:56

Certisign é boa, os nossos foram feitos lá e não tivemos problemas.

Temos clientes que fizeram nos Correios também e não deu problema nenhum.

Luis Alves

Luis Alves

Ouro DIVISÃO 1, Analista Pessoal
há 13 anos Quarta-Feira | 20 julho 2011 | 16:10

Serasa é excelente também, o ideal é o escritório fazer uma parceria, fica melhor para ambos os lados!

-
Luis Alves
Administração de Pessoal
Luciano Candido

Luciano Candido

Ouro DIVISÃO 1, Analista Pessoal
há 13 anos Quarta-Feira | 20 julho 2011 | 16:27

Aqui fazemos na CertSign, pois tem parceria com a Sescon, e na entrega de documentação é feita lá na Sescon, que é pertinho daqui.
Tive um cliente que teve problema na certificação, ele não conseguiu instalar o certificado, mas para a CertSign o certificado já estava emitido, conversei com o suporte da CertSign e eles fizeram outro certificado (sem custos) para o nosso cliente e sem burocracia, mas só demorou 3 dias para isso.


===========================================
                    J E S U S     T E     A M A
 A comunicação começa com um sorriso.
           Deus é Jóia, o resto é bijuteria.
Ednei Padilha dos Santos

Ednei Padilha dos Santos

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 13 anos Quarta-Feira | 20 julho 2011 | 16:35

sou professor da area de recursos humanos e surgiu uma pergunta em uma aula dia desses, que existe a orientação do contador que a empresa precisa de um certificado digital diferente do normalmente utilizado na receita federal, desconheço essa informação e por isso preciso de ajuda, pois a existencia de um novo certificado equivaleria a dois numeros de CPF.

AUDACE ASSESSORIA CONTABIL
Contabilidade - Consultoria Empresarial
Rio Negro - Paraná
https://www.audacecontabil.com
[email protected]
Luciano Candido

Luciano Candido

Ouro DIVISÃO 1, Analista Pessoal
há 13 anos Quarta-Feira | 20 julho 2011 | 16:51

Boa tarde Ednei Padilha dos Santos.
Totalmente errado.
O Certificado é válido para todos os serviços que exigem Certificado Digital, então se a empresa já possui um Certificado para Nota Fiscal Eletrônica por exemplo, então ela pode utilizar este mesmo certificado para Conectividade Social ICP e também para eCAC da Receita Federal.
Abraços e fique com Deus.


===========================================
                    J E S U S     T E     A M A
 A comunicação começa com um sorriso.
           Deus é Jóia, o resto é bijuteria.
Deutschmann

Deutschmann

Prata DIVISÃO 3, Não Informado
há 13 anos Quinta-Feira | 21 julho 2011 | 15:09

Boa tarde

Para os certificados A1, sim, todos o navegadores (opera, seamonkey, safari) com suporte a certificados X509, "teoricamente" funcionarão. Mas para os A3, que depende de dispositivos como token e smartcard, funcionará somente com o driver que estiver disponível.

O governo é reflexo de seu povo.
Andrea Galhardo

Andrea Galhardo

Bronze DIVISÃO 4, Técnico Contabilidade
há 13 anos Quinta-Feira | 21 julho 2011 | 18:05

Boa noite
Alguém poderia me ajudar?
Também estou com algumas duvidas a respeito do certificado digital, as empresas sem funcionarios, apenas com Pro Labore, precisarão do certificado para enviarem suas Sefips?
Utilizo aqui no meu escritorio A3-CPF, poderei receber procurações eletrônicas dos meus clientes para esses envios como já faço atualmente com a Receita? Em caso positivo, onde acho essa procuração?

Obrigada
Andréa

Deutschmann

Deutschmann

Prata DIVISÃO 3, Não Informado
há 13 anos Quinta-Feira | 21 julho 2011 | 18:24

Boa noite Andrea Galhardo

As GFIP das empresas sem funcionários poderão ser enviadas pelo certificado do contador automono com CEI vinculado ou empresa contabil.

Caso o seu e-CPF tenha o CEI vinculado, você poderá usa-lo para ter acesso ao conectividade e então receber as procuração através do CEI.

O governo é reflexo de seu povo.
Página 6 de 15

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.