x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 16

acessos 15.510

Registro como auxiliar de escrita fiscal

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 13 anos Quinta-Feira | 25 novembro 2010 | 15:11

Gostaria de saber se um funcionario pode ser registrado como auxiliar ou assistente de escrita fiscal sem possuir faculdade de ciências contabeis nem curso tecnico na area.

Vania Zanirato
Moderador

Vania Zanirato

Moderador , Encarregado(a) Pessoal
há 13 anos Quinta-Feira | 25 novembro 2010 | 15:17

Pode sim Bianca. Não é uma função que exige curso superior, como por exemplo médicos, veterinários, contadores....

Att,

Vânia Zaniratto

"Respeite as Regras do Fórum"
TIAGO José NOGUEIRA

Tiago José Nogueira

Prata DIVISÃO 3, Auxiliar Contabilidade
há 13 anos Quinta-Feira | 25 novembro 2010 | 17:54

Segundo o manual do C.B.O.(Cadastro Brasileiro de Ocupações) "Embora não exista exigência legal, requer-se escolaridade de nível médio, preferencialmente com curso técnico ou superior incompleto. Nao há exigência de experiência anterior." C.B.O. 4131-10 - Aux. de Contabilidade.
Qualquer dúvida, volte a postar.


;)

"Se a oportunidade não bate, construa uma porta"
kennya eduardo
Consultor Especial

Kennya Eduardo

Consultor Especial , Não Informado
há 13 anos Sexta-Feira | 3 dezembro 2010 | 04:06

Bianca, a graduação superior ou em nível técnico é requerida, obrigatoriamente, quando tratar-se de cargo privativo de determinado profissional, como o do Administrador de Empresas.

Mas cada empresa pode realizar sua política de cargos e salários com base no nível de profissionalização, exigindo formação específica até ao grau de mestrado se quiser.

Espero ter ajudado.

Josmar

Josmar

Bronze DIVISÃO 4, Não Informado
há 12 anos Sexta-Feira | 7 outubro 2011 | 15:18

Pegando carona no tópico, gostaria de saber se o cargo de Escriturário Fiscal exige curso de nível técnico ou superior.
No caso da pergunta da Bianca, ela se referia a auxiliar de escrituração, mas no meu caso, atualmente estou cursando o 3º ano de Ciências Contábeis e sou registrado como auxiliar de escritório, porém irei assumir o cargo de responsável pela escrituração fiscal e gostaria de saber se poderei ser registrado como Escriturário Fiscal, mesmo sem a conclusão do curso.

kennya eduardo
Consultor Especial

Kennya Eduardo

Consultor Especial , Não Informado
há 12 anos Sexta-Feira | 7 outubro 2011 | 18:48

Josmar, como vc pode ver em minha resposta do 3 de dezembro de 2010 às 04:06:38, em se tratando de empresa não voltada para serviços de assessoria contábil, vai depender da estruturação da política de cargos e salários que tenha esta empresa, ou em sua inexistência (nem toda empresa se dispõe a tê-la) segue-se a norma ou costumes da empresa.

Nem sempre a formação universitária garante ao profissional ser alçado a um cargo mais expressivo. Não existe uma obrigatoriedade, exceto se previsto em Convenção Coletiva de trabalho do Sindicato, ou imposição do Conselho Regional de determinada profissão.

Há normas que podem impedir um trabalhador com determinada formação ser integrado (registrado) em cargo/função não condizente com sua preparação profissional, mas isso é muito raro. É mais comum se que proiba que determinado cargo/função seja ocupado por quem não tenha determinada formação.

Acoselho-o, portanto, para elucidar sua dúvida, contatar seu Sindicato ou o CRC de sua região. Eu soube que em SP até mesmo para o cargo de Recepcionista estão exigindo que somente seja preenchido por quem tenha a formação tecnica contábil. aqui no RJ isso não acontece (pelo que eu saiba!).

Boa sorte!!!

Cleusa Gim

Cleusa Gim

Prata DIVISÃO 3
há 11 anos Terça-Feira | 9 outubro 2012 | 10:55


Senhores, bom dia !

alguém saberida dizer se para cargos de aux. ou analista de escrituração fiscal, é obrigatório possuir registro no CRC ?

O CRC pode exigir, para esses cargos ?

obs.: empresa situada no Estado de SP.


Grata !!!

Rafael Gomes

Rafael Gomes

Iniciante DIVISÃO 2, Assistente Administrativo
há 11 anos Sexta-Feira | 5 julho 2013 | 15:28

Pedi a minha chefe que fosse alterado a nomeclatura da minha carteira de trabalho de Assistente de escritorio para Assistente fiscal, pois ja exerço a função a um ano, mas ela disse que para ser feito essa alteração eu teria que ter no minimo um curso tecnico em contabilidade
essa informação é veridica?

Rauny Okuda

Rauny Okuda

Bronze DIVISÃO 4, Analista Fiscal
há 10 anos Terça-Feira | 27 agosto 2013 | 00:26

Desde 2007, trabalho na área fiscal de varias empresas, nos últimos dois anos e meio, trabalhei em um escritório de renome aqui no meu estado e ao entrar, fui registrado como auxiliar fiscal e depois promovido para Analista Fiscal Jr 1 até agora, porém fui para outro escritório recentemente e não vão assinar minha carteira como Analista Fiscal Jr 1 por que nao tenho o registro do CRC, e só querem me contratar se for registrado como Auxiliar Administrativo Pleno 1. Vocês tem a base legal dessas informações, dizendo que o CRC não exige que o Analista Fiscal tenha o registro da Ordem?


Obrigado!

kennya eduardo
Consultor Especial

Kennya Eduardo

Consultor Especial , Não Informado
há 10 anos Terça-Feira | 27 agosto 2013 | 00:30

Tauny, nao sei se poderei lhe ajudar de modo efetivo, mas creio que vc pode se certificar diretamente no CRC de seu Estado. Eu soube que algumas regionais do CRC estavam limitando a contratação condicionando a função à formação mesmo que em nível técnico em contabiliade.

Mas, esperemos que apareça aqui algum colaborador da área contábil, e do estado de PE, que possa elucidar sua duvida.

Boa sorte!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.