x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 2

acessos 9.089

Marlise Teixeira

Marlise Teixeira

Iniciante DIVISÃO 2, Sócio(a) Gerente
há 13 anos Terça-Feira | 7 dezembro 2010 | 18:20

Olá,
Preciso de uma ajuda dos colegas!!
Tenho uma cliente Pessoa Física, com matrícula CEI para construção de uma casa (própria, não será revendida).
Para a construção desta casa, ela chamou por empreitada três profissionais (pedreiro + mestre de obras + encanador/eletricista), todos inscritos no MEI. Cada um deles receberá um valor menor que R$ 3000,00 por mês.
Minha dúvida: existe pagamento de INSS sobre esta contratação? como posso proceder o adiantamento do INSS da obra, que deve durar 05 meses? vai alguma informação na GFIP?
Aguardo e agradeço,
Marlise Teixeira
Contadora - M&M Assessoria Contábil

Cleyton Faria Candido

Cleyton Faria Candido

Prata DIVISÃO 1, Sócio(a) Comercial
há 13 anos Terça-Feira | 28 dezembro 2010 | 15:50

Olá Marlise, vc deverá recolher os 11% sobre o pagamento desses profisionais acrescidos da parte patronal sobre a folha de pagamento (20% + SAT e RAT, confirmar alíquotas) como autonômos, se não estou encanado categoria 13. Isso diminuiria na obra de obter a CND de Averbação de Construção. No caso eu já fiz uma CND PF de obra que não foi recolhido na época e a cliente pagou + de 8mil. E outros casos é de PJ templo religioso. Mais é claro que outros colegas poderão também contribuir para sua dúvida. Abraços..espero ter ajudado.

Jader Roberto

Jader Roberto

Prata DIVISÃO 2, Auxiliar Escritório
há 13 anos Terça-Feira | 11 janeiro 2011 | 19:44

Marlise

se a obra for inferior a 70,00 metros quadrados acho que nao tem necessidade do recolhimento do INSS, pois construção com area inferior a 70,00 metros quadrados e Isenta, se for maior você terá que criar uma matricula sei Vinculada ao seu CPF para a obra e fazer o sefip da mesma com os empregados da obra, ou voce pode fazer como o nosso colega Cleyton falou.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.