x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 3

acessos 7.304

Categorias para contribuinte individual no SEFIP

HS Contabilidade Digital

Hs Contabilidade Digital

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 13 anos Sábado | 11 dezembro 2010 | 14:23

Boa Tarde,

Estou com duvida em relação qual categoria utilizar na GFIP para 2 prestadores de serviço: 1º- serviço de placa de concreto e o 2º- de transporte de funcionarios. Eles são contribuintes individuais e foi descontado no RPA deles o INSS de 11%. Qual categoria utilizo para cada um deles?

Me ajudem, pois preciso dessa informação para retificar a SEFIP de novembro, pois a empresa não me informou desses RPA's.

Obrigada.

Lopes

Lopes

Ouro DIVISÃO 1
há 13 anos Domingo | 12 dezembro 2010 | 13:09

Boa tarde Lidiane

Independente do ramo de atividade se ele for contribuinte individual a categoria do empresário é "11- Contribuinte Individual".

André Luiz da Silva Dias

André Luiz da Silva Dias

Iniciante DIVISÃO 3, Consultor(a) Informática
há 13 anos Domingo | 12 dezembro 2010 | 19:33

Lidiane,

O serviço de placa pode ser informado como categoria 11, já o serviço de transporte precisa informado como categoria 15 (Contribuinte individual - trabalhador autônomo, com contribuição sobre remuneração)

Vale lembrar que nesse caso ainda precisa ser recolhidos a contribuição do autônomo (sobre uma base de 20% do valor do frete), além da contribuição devida ao Sest e ao Senat, conforme IN RFB 971 e 1071.

Abçs

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.