x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 7

acessos 18.822

Recolhimento do FGTS no identificador errado

Rafael Morais Oliveira

Rafael Morais Oliveira

Bronze DIVISÃO 4, Assistente Depto. Pessoal
há 13 anos Sexta-Feira | 17 dezembro 2010 | 07:46

No momento de gerar a GFIP de um determinador empregador (CEI) , o meu sistema não sei porque informou o número do CPF com um zero a mais, ficando assim com 12 dígitos igual ao CEI, e o SFIP aceitou o arquivo, o que fez com que o FGTS fosse recolhido com o número do identificador errado. Como eu posso corrigir esse erro?

ROGERIO AGUIRRE

Rogerio Aguirre

Prata DIVISÃO 3, Encarregado(a) Recursos Humanos
há 13 anos Sexta-Feira | 17 dezembro 2010 | 08:26

Bom dia Rafael

Você pode usar o RDE (Retificação de Dados do Empregador), formulário disponível no site da CEF.

Campo 01 - você informa os dados do empregador

Campo 03 - você informa os dados referente ao pagamento da guia.

Campo 03.1 -
De: você informa apenas o que foi informado incorretamente na guia, no caso o CEI. (inscrição)

Para: você informa o CEI correto (inscrição)

Abraço.

Rogério de Oliveira Aguirre
[email protected]
Letícia

Letícia

Bronze DIVISÃO 4, Analista Pessoal
há 13 anos Segunda-Feira | 20 dezembro 2010 | 09:30

Ola Amigo.


Neste caso devemos agir dessa forma

1. Faça uma RDE assim como o Rafael disse:
Campo 01 - você informa os dados do empregador

Campo 03 - você informa os dados referente ao pagamento da guia.

Campo 03.1 -
De: você informa apenas o que foi informado incorretamente na guia, no caso o CEI. (inscrição)

Para: você informa o CEI correto (inscrição)

E passe uma nova GFIP com os dados corretos a fim de retificação na caixa e também para o INSS

Depois vc enforma a SEFIP da forma incorreta( igual a que você fez primeiro errado) na modalidade exclusão das informações anteriores, no programa da SEFIP tem a opção de você clicar em pedido de exclusão das informações anteriores, você deve saber.

Isso ocorreu comigo também quando a empresa decidiu mudar o sistema de folha de pagamento, e foi essa orientação que recebi da caixa federal .
É importante você fazer a exlcusão pois cria-se uma nova conta para os funcionarios tanto para FGTS e INSS com o CEI incorreto e você pode ter problemas futuros com o INSS desse . Assim que fizer o procedimento na caixa de RDE após a confirmação do procedimento depois de um 15 dias tire um extrato de um dos funcionarios dessa empresa e verifique se o FGTS recolhido foi devidamente alocado na conta dos trabalhadores.

Se o GPS foi recolhido também no CEI errado, você deve tirar uma copia autenticado da guia e protocolar no receita federal ou em uma agencia do INSS ( não sei na sua cidade se a Rceita Federal é separada do Inss pois aqui na minha é junto) e pedir uma retificação da guia, ja existe um formulario disponivel no site da receita federal onde você pode preencher esse formulario de retificaçaõ , lá esta todo procedimento a ser realizado e os documentos que precisam ser entregues.

Certinho
Espero ter ajudado

JEFFERSON SILVA

Jefferson Silva

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Contabilidade
há 12 anos Quinta-Feira | 20 outubro 2011 | 13:27

Bom dia alguem me salva por favor

Primeira vez que acontece isso

Transmiti a GFIP de 07/2011 a 09/2011 com o identificador errado

CNPJ de outra firma

Como faço o preenchimento da RDE estou tentando fazer mais estou com algumas duvidas ...........

se alguem poder me ajudar ficaria muito grato

SANDRA SCHIAVON

Sandra Schiavon

Bronze DIVISÃO 2, Contador(a)
há 12 anos Terça-Feira | 17 janeiro 2012 | 10:49

Rafael, você conseguiu resolver?Estou com um caso exatamente como o seu. Já fiz todos os procedimentos acima. Não consegui. A única solução que a CEF me deu foi pagar novamente no CEI correto e pedir restituição do valor pago indevido. Eu não concordo porque 1) O sistema da CEF jamais poderia ter aceitado CPF. 2) Os depositos estão alocados nas contas dos empregados, só que em contas diferentes. Preciso fazer uma rescisão, e agora não consigo imprimir a chave de identificação destes valores recolhidos indevidos. Como você resolveu?

Sandra Schiavon
"Somos o que repetidamente fazemos, a excelência portanto é um feito"
SANDRA SCHIAVON

Sandra Schiavon

Bronze DIVISÃO 2, Contador(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 19 janeiro 2012 | 06:47

Rafael, obrigado. É exatamente isso que a CEF quer que eu faça, novo recolhimento. Mas como é esse procedimento da Restituição. 1)Faço novas GFIP com o CEI correto e pago.2)Novo processo via RDF para a Devolução?

Não corro o risco de a funcionária receber indevidamente, uma vez, que estes valores pagos indevidos estão na conta dela?

Me responda para o meu e-mail, preciso decidir isto hoje.Obrigado.

@Oculto

Sandra Schiavon
"Somos o que repetidamente fazemos, a excelência portanto é um feito"

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.