x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 3

acessos 4.395

Atestados médicos contínuos e descontínuos

Eduardo Maia Rocha

Eduardo Maia Rocha

Bronze DIVISÃO 5, Analista Recursos Humanos
há 13 anos Domingo | 16 janeiro 2011 | 12:50

Boa tarde,

Gostaria de saber que providências de tomar a respeito de atestados médicos na empresa, 90% dos funcionários sempre falta ou chega mais tarde por motivos médicos, e 5% dos funcionários estão afastados pelo INSS, dos que trabalham resta 5%, que são os que quase não vão ao médico durante o ano. Tenho 3 anos de empresa isso vem piorando a cada ano, gostaria muito de resolver este problema na empresa.Qual seria a orientação para atitudes a serem tomadas????Como funciona a respeito de atestados descontínuos para encaminhar ao INSS??

Aguardando,

Eduardo

Rodrigo Mirandela Ferreira

Rodrigo Mirandela Ferreira

Prata DIVISÃO 2, Coordenador(a) Recursos Humanos
há 13 anos Domingo | 16 janeiro 2011 | 18:37

Boa tarde Eduardo,

Se num prazo de 60 dias o funcionário apresentar atestados pelo mesmo motivo, ou emitidos pelo mesmo médico, este funcionário pode ser encaminhado para o INSS, mesmo que os atestados sejam em dias intercalados. Nestes casos a empresa deverá pagar somente os 15 primeiros dias.
Tente conversar com os responsáveis por seleção da sua empresa para alinhar melhor o perfil dos funcionários. Pois este tipo de atitude e bem típico de funcionários que não têm a mesma cultura da empresa e estão insatisfeitos com o trabalho.
Abraço!!

Foco no resultado!
kennya eduardo
Consultor Especial

Kennya Eduardo

Consultor Especial , Não Informado
há 13 anos Sábado | 22 janeiro 2011 | 20:51

Eduardo, tive uma experiência que mostrou-me a possibilidade de que grande parte dos atestados médicos não expressavam a verdade. Eram emitidos pelo SUS (hospital, clinica e principalmente ambulatório médico da rede pública)
Resolvi investigar e passei a solicitar a abertura de "processo administrativo para conferência de atestado".
O simples aviso aos funcionários de que a empresa passaria a ter esta atitude, a quantidade de atestados caiu drasticamente!

No aviso aos funcionários informe que "documentos que não receberem o devido respaldo do órgão emissor seriam encaminhados à autoridade competente para as averiguações cabíveis, ficando o favorecido e o responsável pela sua entrega, submetidos ao previsto no Código Civil Brasileiro".

É minha sugestão.

Boa sorte!!

Mônica Salles

Mônica Salles

Bronze DIVISÃO 4, Chefe Pessoal
há 13 anos Segunda-Feira | 24 janeiro 2011 | 02:16

Eduardo, concordo plenamente com a Kennya. Vale a pena investigar se
os atestado são verdadeiros ou não. Quando são verdadeiros, os dados do paciente, ficam na recepção do hospital (podendo a empresa solicitar através do processo administrativo) a veracidade de cada atestado.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.