x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 1

acessos 909

Sócio minoritário - Exigências e Deduções

Gabriel Santos

Gabriel Santos

Iniciante DIVISÃO 1, Engenheiro(a) Civil
há 13 anos Sábado | 22 janeiro 2011 | 16:26

Caros colegas,

Desculpe minha certa ignorância no assunto pois sou recém-formado e só agora estou começando a estudar como funciona as deduções, a previdência social entre outras proteções da legislação brasileira.

É uma pena que isto não seja abordado desde o ensino médio assim como economia doméstica entre outros assuntos.


Mas vamos a questão:

- Gostaria de ter conhecimento sobre os valores das deduções fiscais de sócios minoritários: INSS, IR etc.

- O que é necessário para a oficialização deste contrato: Abertura de empresa?

- Algum livro interessante para indicar sobre esta questão?


Recebi uma proposta de me tornar sócio minoritário na empresa onde trabalho. Já colhi algumas informações sobre isto e percebi que é necessário muito cuidado com este processo já que o novo sócio deve ter sólidas informações sobre o andamento da empresa pois o próprio pode sofrer com possíveis dívidas.

Obrigado desde já pelas informações e desculpo se esta dúvida já foi esclarecida anteriormente. Não achei na busca.

kennya eduardo
Consultor Especial

Kennya Eduardo

Consultor Especial , Não Informado
há 13 anos Sábado | 22 janeiro 2011 | 17:11

Oi, Gabriel! Bem vindo ao ForumCOntabeis!!

De fato, Gabriel, em termos de sociedade, todo cuidado é pouco.

É preciso conhecer como a empresa é administrada, se ela já conta com dívidas junto à União, Receita Federal, Fiscalização Estadual e/ou Municipal, FGTS e INSS.
Como anda a vida financeira da empresa é outro fator importante, como está a carteira de clientes, se o passivo é muito grande, se há muitos inadimplentes, por exemplo.
Saber como está o mercado para este segmento, o que existe de incentivos fiscais e oferta de possíveis crédito, caso venha a ser necessário. São outros pontos que ajudam a compor o quadro para melhor analisarmos.

Em relação aos recolhimentos sobre o pró-labore (que é o "salário" do sócio), incide INSS e IR. Mas isso é o menor dos problemas.
Para fazer parte de uma empresa que já existe, basta que se proceda a alteração do contrato social. Já para montar uma, será preciso uma pequena "via crucis" (rsrsrs).

Sugiro vc dar uma pesquisada no site do SEBRAE para conhecer melhor como se empreende, como abrir empresas, o que devemos observar. Eles promovem vários cursos que ajudam muito ao empreender/empresário.

Boa sorte!!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.