x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 5

acessos 13.489

Registro de Motorista

Edvar Giangiardi Junior

Edvar Giangiardi Junior

Bronze DIVISÃO 5, Assessor(a) Recursos Humanos
há 13 anos Segunda-Feira | 24 janeiro 2011 | 19:56

Boa noite.
Um amigo quer registrar seu motorista particular, existe como fazer isso na pessoa fisica? No caso se eu criar um CEI pra ele pode ser registrado? Ja que ele não tem empresa no nome e queria fazer esse registro para poder deixar esse funcionario com tudo em ordem.
Obrigado

Hugo Ribeiro
Moderador

Hugo Ribeiro

Moderador , Contador(a)
há 13 anos Segunda-Feira | 24 janeiro 2011 | 22:45

Edvar, boa noite.

Realmente uma pena voce não ter deixado explícito na sua mensagem a forma de contratação do funcionário: se motorista familiar ou não.

Bem, por dedução, imagino tratar-se de motorista para condução de carga ou passageiro (que vise lucros). Ressalte-se que a legislação só permite trabalhar como autônomo caso o proprietário ou arrendatário do veículo contrate empregados (somente) como ajudantes ou auxiliares.

Já contratando terceiros para dirigir o veículo, o mesmo será considerado empresário individual, necessitando desta forma, constituir empresa.

Fonte: RIR/99, Art. 233, Letra "f".

Att

Hugo

Hugo Ribeiro - Cristalina Goiás
[email protected]
Antonio Carlos Doná

Antonio Carlos Doná

Prata DIVISÃO 3, Técnico Contabilidade
há 13 anos Terça-Feira | 25 janeiro 2011 | 17:06

Olá Edvar,

Como é motorista particular (familiar), é considerado como empregado doméstico.
Nesse caso, só é necessário você tirar o CEI, se for recolher o FGTS, que é o empregador doméstico que decide se quer recolher ou não .
As demais regras e direitos trabalhistas, são as mesmas das empregadas domésticas.

[]s Antonio Carlos Doná
ACD Consultoria
IVAN DONIZETI FERNANDES

Ivan Donizeti Fernandes

Bronze DIVISÃO 1, Motorista
há 12 anos Quarta-Feira | 24 agosto 2011 | 10:40

bom dia gostaria de saber como registrar um motorista em minha empresa como horista, ele ira trabalhar 80 horas por mes, como devo fazer o registro qual o valor da hora trabalhada, como pagarei o inss sobre o reistro e fgts.

maria leolinda

Maria Leolinda

Iniciante DIVISÃO 1, Não Informado
há 11 anos Quarta-Feira | 19 setembro 2012 | 17:31

boa tarde
Estou no inicio das minhas atividade contábil e tenho muitas duvida.
estou com uma empresa de transporte de carga,e tenho q fazer o registro de um ajuntante,para o recolhimento das guia de inss e fgts, queria saber qual e o procedimento,tendo em vista que o ajudante so te 17 anos.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.