x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 14

acessos 4.694

licença para casamento

Melina Moura

Melina Moura

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 13 anos Terça-Feira | 25 janeiro 2011 | 12:01

Boa tarde, gostaria de saber como faço a contagem dos 03 dias a que tem direito um funcionario quando casa, que cumpre jornada 12X36?

Vania Zanirato
Moderador

Vania Zanirato

Moderador , Encarregado(a) Pessoal
há 13 anos Terça-Feira | 25 janeiro 2011 | 12:22

Boa tarde Melina

Geralmente a contagem é de 3 dias consecutivos, porém é conveniente consultar sua Convenção Coletiva para maiores esclarecimentos.

Att,

Vânia Zaniratto

"Respeite as Regras do Fórum"
ariane silva souza

Ariane Silva Souza

Iniciante DIVISÃO 2, Auxiliar Administrativo
há 11 anos Terça-Feira | 14 agosto 2012 | 16:36

Olá boa Tarde! Gostaria de tirar um duvida, pois eu irei casar dia 25 de janeiro de 2013 na Igreja e quinta feira irei casar no cívil depois irei trabalhar. minha duvida é: eu trabalho de segunda a sexta, exceto feriados.Então se eu casar na sexta na igreja que irá ser feriado de São paulo e eu não irei trabalhar,meus dias de licença só começam a contar a partir de sexta ou segunda feira? E quantos dias no certo?

Vania Zanirato
Moderador

Vania Zanirato

Moderador , Encarregado(a) Pessoal
há 11 anos Terça-Feira | 14 agosto 2012 | 21:07

Ariane boa noite

A contagem começará na sexta feira.
Consulte seu Sindicato para maiores esclarecimentos com relação a quantidade de dias, caso contrário siga a legislação, 3 dias consecutivos.

Att,

Vânia Zaniratto

"Respeite as Regras do Fórum"
celso  siqueira

Celso Siqueira

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 11 anos Quarta-Feira | 15 agosto 2012 | 09:59

Bom dia a todos!
O artigo 473 da CLT, inciso II, diz que o empregado poderá afastar-se até três dias CONSECUTIVOS, por motivo de casamento, já que a Ariane, vai casar no CIVIL, na quinta-feira, ela deverá retornar ao trabalho na segunda-feira.

Vania Zanirato
Moderador

Vania Zanirato

Moderador , Encarregado(a) Pessoal
há 11 anos Quarta-Feira | 15 agosto 2012 | 10:13

Bom dia a todos,

Minha resposta teve como base o questinamento final da Ariane:

Então se eu casar na sexta na igreja que irá ser feriado de São paulo e eu não irei trabalhar,meus dias de licença só começam a contar a partir de sexta ou segunda feira? E quantos dias no certo?


Mas se de fato ele casar na Quinta-Feira, a contagem começara na Quinta-feira, uma vez que ela se ausentará do trabalho neste dia, conforme Art. 473, CLT.

Att,



Vânia Zaniratto

"Respeite as Regras do Fórum"
ariane silva souza

Ariane Silva Souza

Iniciante DIVISÃO 2, Auxiliar Administrativo
há 11 anos Quarta-Feira | 15 agosto 2012 | 11:34

Sim mas só quinta feira eu irei casar no cartório mas, depois irei trabalhar. Mas só que sexta é feriado e eu não trabalho feriado e nem fim de semana. No caso não deveria começar a contar a partir de segunda feira?

ANA CLAUDIA BRAGA

Ana Claudia Braga

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 11 anos Quarta-Feira | 15 agosto 2012 | 11:40

Ariane, bom dia!

A contagem se dá a partir da data do casamento, independente de ser feriado, sábado ou domingo.

Atenciosamente,

Ana Claudia Braga
Depto Pessoal
Vania Zanirato
Moderador

Vania Zanirato

Moderador , Encarregado(a) Pessoal
há 11 anos Quarta-Feira | 15 agosto 2012 | 11:42

Bom dia Ariane

Por isso considerei apenas a partir de sexta, pois foi sua pergunta crucial. A contagem será de 3 dias consecutivos a partir do dia do casamento.
Mas como já informei acima consulte seu Sindicato, trabalho com um que da 5 dias úteis, e temos que seguir.

Att,


Vânia Zaniratto

"Respeite as Regras do Fórum"
LAURA RODRIGUES DA SILVA

Laura Rodrigues da Silva

Prata DIVISÃO 3, Assistente Recursos Humanos
há 11 anos Quinta-Feira | 10 janeiro 2013 | 11:05

Estou com um funcionário que vai casar no sabado e passei a informação que a contagem é de 3 dias a partir da data do casamento, que é no sabado. Fui questionada por causa da jurisprudencia. Pelo Sindicato estou correto, pois na convenção não tem nemhuma clausula ref. ao assunto. O que quero saber qual é esta jurisprudencia para poder passar a empresa.

At,

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.