x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 4

acessos 1.135

Renan Pereira

Renan Pereira

Iniciante DIVISÃO 3, Almoxarife
há 13 anos Segunda-Feira | 7 fevereiro 2011 | 12:47

Advertência!
Ganhei uma advertência porque faltei e so consegui justifica para a empresa só as 15 horas do mesmo dia, mas o detalhe é que a mesma foi dada perante uma colega de trabalho.
Pois vi na internet um artigo dizendo.:
"Havendo rigor na pena ou a advertência mediante humilhação do empregado (na presença de clientes ou colegas), poderá ensejar a rescisão indireta do contrato de trabalho, uma vez que caracteriza falta grave do empregador."
Eu queria saber se esse artigo citado esta certo e o que eu posso fazer a meu favor?

Olga de Holanda Siqueira

Olga de Holanda Siqueira

Ouro DIVISÃO 2, Coordenador(a) Recursos Humanos
há 13 anos Segunda-Feira | 7 fevereiro 2011 | 13:42

Evitar faltar sem justificativa e se tiver que faltar tentar avisar a empresa.
A empresa adverte o funcionário, mas se o funcionário se recusar a assinar a advertência, deverá duas testemunhas assinar no lugar do funcionário.
Será que não foi isso que a empresa tentou fazer ???

Renan Pereira

Renan Pereira

Iniciante DIVISÃO 3, Almoxarife
há 13 anos Segunda-Feira | 7 fevereiro 2011 | 14:11

No meu caso eu tinha justificativa só que avisei no mesmo dia na parte da tarde, ai demoro uns 2 dias minha chefe veio com uma adivertencia. E em nenhum momento eu recusei assiná-la então não precisava de nenhuma testemunha.

Edson

Edson

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 13 anos Segunda-Feira | 7 fevereiro 2011 | 15:34

Renan, Boa tarde !

Tudo depende das suas intenções com relação a empresa, se realmente deseja romper o vinculo empregatício, então pode questionar a maneira com que a empresa esta lhe advertindo via justiça, é o famoso "dano moral", porém vai precisar fazer prova de que houve humilhação ( atitudes ofensivas ) e não apenas a presença de outras na sala onde você foi advertido. É ruim a sensação, mas talvez seja melhor esfriar a cabeça e depois conversar de forma harmoniosa com seu superior e resolver a questão.
Espero ter ajudado.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.