x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 11

acessos 2.019

Sobre Empreendedor individual

Alessandra CFMM

Alessandra Cfmm

Iniciante DIVISÃO 4, Administrador(a)
há 13 anos Terça-Feira | 22 fevereiro 2011 | 13:45

Olá,
Estou pagando o INSS (Simples Nacional - DAS) como empreendedor individual e gostaria de saber como faço para aumentar esse valor. O valor pago atualmente é referente ao salário mínimo para fins de aposentadoria e outros. Queria que meu valor de contribuição para o INSS fosse maior. Como faço? Existe um imposto adicional a pagar? E qual o percentual?
Aguardo e agradeço a atenção.

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 13 anos Terça-Feira | 22 fevereiro 2011 | 15:10

Boa Tarde Alessandra.

Nos casos referente Empreendedor Individual, o que posso dizer à Você mas não tenho como comprovar isso citando alguma instrução normativa é:
1) Efetuar o recolhimento através do carne do INSS 9% referente a 1 salário minímo, dessa forma Você estará fazendo o recolhimento mensalmente de 20% = 11% MEI + 9% a parte.
2) Sobre o sálario que Você desejar efetuar o recolhimento do INSS, recolher 20% através do carne do INSS sobre o salário que Você desejar.

Mas como eu já disse não tenho como passar nenhum respaldo legal que comprove isso à Você.

Um abraço.

RAFAEL

Rafael

Prata DIVISÃO 2, Analista Recursos Humanos
há 13 anos Quarta-Feira | 23 fevereiro 2011 | 09:42

Olá, bom dia!

Somente complementando!

Se o MEI quiser ter direito à aposentadoria por tempo de contribuição, deverá complementar a contribuição previdenciária (§ 3º do art. 21 da Lei nº 8.212/1991).
Neste sentido, esclarece a Secretaria da Receita Federal do Brasil (RFB), por meio do Roteiro para o Microempreendedor Individual (MEI):

10. Como farei se quiser ter direito a aposentadoria por tempo de contribuição?

Nesse caso deverá complementar o pagamento em favor do INSS à alíquota complementar de 9%, calculada sobre o salário-mínimo. O pagamento deverá ser feito em GPS, com o código de pagamento 1295, na rede bancária, até o dia 15 do mês


Att

Alessandra CFMM

Alessandra Cfmm

Iniciante DIVISÃO 4, Administrador(a)
há 13 anos Quarta-Feira | 23 fevereiro 2011 | 10:18

Obrigada, Rafael!
Mas, mais um detalhe. No meu caso, então, eu quero contribuir com um salário de R$1.500 no total. Sendo assim, é correto eu pensar que seria:
= 11% sobre 545 + 20% sobre 955?
Obrigada, mais uma vez e aguardo retorno.
Alessandra

RAFAEL

Rafael

Prata DIVISÃO 2, Analista Recursos Humanos
há 13 anos Quarta-Feira | 23 fevereiro 2011 | 13:24

Vou dar exemplo de 01/2011.

Vc pagou a DAS onde nela constava R$ 59,40 (11% de R$540,00), logo para vc teria que pagar o complemento de R$ 48,60 (9% de 540,00) no código 1295.

Fazendo isso vc está contribuindo com 20%, tendo direito a aposentaria por tempo de contribuição!

Após isso, vc deve recolher a diferença (1500-540) de R$ 960,00, ussando o código 1007 no valor de guia de R$ 192,00 (960x20%)

Att

Alessandra CFMM

Alessandra Cfmm

Iniciante DIVISÃO 4, Administrador(a)
há 13 anos Segunda-Feira | 21 março 2011 | 17:57

Olá!
Gostaria de saber onde obtenho, pela internet, as GPS's para pagamento dos códigos 1007 e 1295. Para que eu possa pagar eletronicamente também.
Aguardo retorno e agradeço muito mais uma vez.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.