x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 3

acessos 1.947

Profissional Autônomo

Adilio Santos

Adilio Santos

Iniciante DIVISÃO 5, Não Informado
há 13 anos Quinta-Feira | 24 fevereiro 2011 | 17:40

Boa Tarde,

Tenho uma empresa de serviços em informática, e me surgiu a necessidade de ter alguns profissionais (técnicos), pois eu não consigo atender toda a demanda, assim, gostaria de saber se posso contratar um Técnico para passar as ordens de serviço quando for necessário.
Queria saber se posso contratar técnicos autônomos para efetuar os serviços que eu necessitar e como devo proceder, por exemplo, duas vezes por semana visitando clientes diferentes, é esporádico? O pagamento pode ser mensal ou tenho que remunerá-lo a cada visita ou dia? Como se daria o contrato entre as partes? Quem é responsável pelo ISS? Eu ou o Técnico?
Só pra melhorar o entendimento vou exemplificar.
Hoje tenho 20 visitas a clientes para fazer manutenção, mas sou só eu, não consigo dar conta de todas, então contrato um autônomo para visitar 10 e eu 10.
Essa situação poderia se repetir quantas vezes na semana, sem gerar um vínculo empregatício? e num mês?

Hugo Ribeiro
Moderador

Hugo Ribeiro

Moderador , Contador(a)
há 13 anos Quinta-Feira | 24 fevereiro 2011 | 21:39

Adílio, boa noite.

Dado a particularidade que o assunto sugere, ainda mais em em se tratando de direitos trabalhistas, sugiro contatar-se com o seu contador, que seria o profissional mais indicado para auxiliá-lo no sentido de saber se seus auxiliares terão direito ao vínculo empregatício ou não, já que conhece a rotina da sua empresa, podendo dosar todos os prós e contras, auxiliando-o nos procedimentos corretos a serem seguidos.

Att

Hugo.

Hugo Ribeiro - Cristalina Goiás
[email protected]
Adilio Santos

Adilio Santos

Iniciante DIVISÃO 5, Não Informado
há 13 anos Sexta-Feira | 25 fevereiro 2011 | 00:03

Hugo,
Fico grato pela sua resposta tão prontamente, esqueci de um detalhe em minha postagem inicial.... Sou MEI e não tenho um contador que me auxilie, por conta disso venho recorrendo a ajuda dos nobres colegas aqui do fórum...
O que preciso saber em suma, é se o profissional trabalhar por exemplo em 10 visitas por dia, alocado fora da minha empresa, tendo suas Ordens de Serviço por e-mail, somente tendo como obrigação atender a todas em data prevista, independente do horário, e depois me passar as Os's de volta, e receber em sua conta corrente pelas visitas realizadas, por semana ou por mês....

Mais ou menos isso..

Robert Luis Sodré Brasil de Araújo

Robert Luis Sodré Brasil de Araújo

Prata DIVISÃO 2, Office Boy
há 13 anos Quinta-Feira | 24 março 2011 | 16:29

Boa Tarde Abilio Santos e Saudações companheiro Hugo Ribeiro, a um tempo venho acompanhando seus comentário e apoio sua colocação nesse caso.
Ao nosso Técnico Abilio
Amigo, conforme o colega colocou a ideal é ir a seu contador, como não tem primeira sugestão é adquirir um. Mas ainda vale a pena acrescentar algo ao que o companheiro Ribeiro disse, veja bem você pode sim fazer um contrato de prestação de serviço podendo firma nele ou não a responsabilidade dos encargos de ISS e INSS, mas por outro lado um contrato de prestação de serviço não vai garantir 100% nada, além de que dependendo desse contrato você pode ta se prejudicando sem saber com os riscos assumidos são alguns, a pessoa que você ta contratando pode muito bem resolver as 10 O’s em 1:00 (Uma hora) pois ele só terá a responsabilidade de visitar só diferente de você que passa o dia inteiro para fazer as 10 visitas ele vai Recber de toda forma então, pq se importar, vamos a outra ele pode terceiriza esse serviço como vc já é um contratado de uma empresa ou pessoa física e ta contratando alguém nada impede dele contratar alguém já que ele recebe por visita, ele é só um autônomo que é concorrente seu pode pegar sua carteira de clientes facilmente de você, você vai ficar impossibilitado de dar garantias de seguridade de seus serviços, veja você estará contratando para poder prestar um serviço que foi confiado a você é diferente de mandar um funcionário credenciado da empresa, esses são alguns riscos simples que você pode ta correndo, já admitindo e recolhendo os devidos impostos de FGTS e INSS e pagando o salário da categoria (ver junto a seu sindicato, nunca inferior ao mínimo) você oferece garantias a seus clientes e a você mesmo, que uma vez insatisfeito com o serviço de seu funcionário pode por ele para fora sem se preocupar com justiça, podendo deixar tudo regularizado. Bom as vezes o barato sai caro por mais que se pense ele vai só duas vezes na semana.... ele foi uma vez nessa semana... foi duas... três mas houve ai uma habitualidade, houve ai uma rotina, houve o interesse de ambas as partes e houve a remuneração por serviço prestado restando saber se vai ser enquadrado como vinculo empregatício ou prestação de serviço que mesmo assim deve ser tributado (ISS e INSS), espero que tenha entendido os meus pronunciamentos, caso necessite de contador aqui é o que mais tem kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk podemos oferecer serviços on-line também, tenha uma boa tarde.

Att

Robert Sodré

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.